Medicina ABC organiza talk show sobre sexualidade aberto à população
Especialistas na área, Eliano Pellini, Roberto Vaz Juliano e Margareth dos Reis comandam debate na abertura da especialização em Sexologia
- Data: 21/06/2012 16:06
- Alterado: 21/06/2012 16:06
- Autor: Eduardo Nascimento
- Fonte: FUABC
Crédito:
Em cenário montado no Anfiteatro CEPES da Faculdade de Medicina do ABC, três renomados especialistas em Medicina Sexual estarão reunidos em 26 de junho próximo (terça-feira) para discutir temas polêmicos e do cotidiano das famílias brasileiras. Acompanhados da psicóloga Margareth dos Reis, o ginecologista Eliano Pellini e o urologista Roberto Vaz Juliano comandam evento em forma de talk show, cuja mediação será da jornalista Renata Aranha. Aberto a profissionais da área da saúde, estudantes universitários e público em geral, a iniciativa servirá de introdução ao curso de especialização em Sexologia, cuja turma inaugural está agendada para o segundo semestre.
Batizado “Sexualidade nos dias atuais: novos parâmetros nas áreas da saúde, educação e psicologia”, o talk show ocorrerá das 20h às 22h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (11) 4993-5426, no setor de Pós-Graduação da FMABC.
Discussão de casos: Com linguagem simples e direta, o primeiro debate coloca em pauta uma menina de 5 anos, que estuda em escola de alto padrão e revela ao pai ter desmanchado um “namoro” convencida por uma amiga. Uma semana mais tarde, essa mesma amiga começa a namorar com o “ex”. “O que eu faço, papai?” é a pergunta a ser respondida pelos convidados.
No segundo caso da noite, entra em cena tema polêmico da adolescência. O pai chega ao consultório pedindo ao médico que solucione o problema do filho, que “acha que é homossexual”. Já o filho afirma que tem certeza sobre essa opção. Qual a conduta nessa situação?
Na terceira discussão, um homem de 27 anos descobre nos exames pré-nupciais ser HIV positivo. A noiva não sabe e a questão é: o que fazer agora e como fazer?
O penúltimo tema promete ampla discussão, principalmente no âmbito da psicologia. O caso sugere uma mulher de 34 anos, submetida à retirada das mamas e que relata se sentir extremamente mutilada. Deprimida, considera-se rejeitada pelo marido, porém mantém seus desejos sexuais.
A última rodada do talk show fará questionamento ético. Colocará em debate a situação de uma mulher de 54 anos, cujo marido, de 68, apresenta quadro demencial avançado. A esposa vive drama com a própria sexualidade, desejos, moral e princípios religiosos, pois tem um amante.
Terminadas as considerações dos convidados, o público será convidado a interagir com questionamentos e opiniões sobre as colocações dos profissionais.
Especialização em Sexualidade: As disciplinas de Ginecologia e de Urologia da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC darão início no segundo semestre ao curso de pós-graduação (lato sensu) em “Sexologia: novos paradigmas em saúde sexual”. A especialização contará com 360 horas, distribuídas em aulas teóricas e práticas em sessões de terapia e educação sexual. Os encontros serão às sextas-feiras, das 17h30 às 22h, e aos sábados, das 8h às 18h.
No conteúdo programático estão previstos módulos em “Embriologia, Anatomia e Fisiologia”, “Aspectos Sociais e Antropológicos”, “Educação Sexual e Ética”, “Aspectos Psicológicos”, “Técnicas Terapêuticas em Disfunções Sexuais”, “Aspectos Orgânicos”, “Metodologia Científica” e “Aspectos Jurídicos e Legislação”, além de 70 horas dedicadas a atividades práticas.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no setor de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Príncipe de Gales, 821 – Santo André). Mais informações pelo telefone (11) 4993-5426.