Toledo do Brasil usa o futebol para aproximar colaboradores
Já tradicional na empresa, Copa Toledo, inspirada na Premier League inglesa tem cachorro caramelo como mascote e une chão de fábrica à chefia com descontração e bons resultados
- Data: 04/08/2023 15:08
- Alterado: 04/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Toledo do Brasil
Copa Toledo
Crédito:Divulgação
A Copa Toledo do Brasil de Futebol Society chega à sua 7ª edição. O evento esportivo, que conta com times formados por colaboradores e colaboradoras da empresa, tem como objetivo promover não apenas a união, mas também o bem-estar entre os participantes.
A descontração é uma das marcas registradas do campeonato, nas últimas edições. Exemplo disso é a Central de Atendimento ao Torcedor -CAT, estabelecida desde 2022. Por meio desse canal de interação direta com os espectadores, momentos de estresse, comuns em disputas esportivas, são convertidos em brincadeiras que aliviam a tensão. E nem mesmo a chefia está de fora da folia. “Eles estão sempre presentes e, claro, a gente não perdoa. Não tem hierarquia nesse momento e isso é importante, pois promove a integração entre chefes e colaboradores, fazendo com que todos se sintam parte de algo maior”, conta Rafael Prestes da Silva Melo, responsável pela Comunicação Interna da Toledo do Brasil e um dos organizadores do evento.
As partidas são registradas em vídeo lance a lance, o que resulta em um compilado dos melhores momentos de cada jogo. Segundo Rafael, a prática foi adotada para criar materiais mais dinâmicos. “Este ano temos um quadro novo, chamado ‘Destaque da Rodada’. Nem sempre se trata do melhor jogador em campo. Tivemos um destaque, por exemplo, que só entrou no jogo por um minuto, mas trouxe risos à toda a torcida ao ter sido declarado como a participação mais rápida do campeonato”, explica Rafael, destacando o tom casual e despojado do torneio, que também premia esses jogadores com brindes e ingressos para shows.
Inspiração internacional e o cachorro caramelo
A Copa Toledo é livremente inspirada na Premier League, torneio inglês que, de acordo com Rafael, é preferência entre os “atletas” da Toledo do Brasil. “A Premier League é muito organizada, tanto em relação aos times, quanto ao nível técnico. Aproveitamos isso, mas também transformamos o leão, que ilustra o campeonato inglês, adaptando-o com a imagem de um cachorro caramelo que era mascote quando tudo começou. Ele se chamava Cezinha e esta foi uma forma de criar um laço afetivo, principalmente, para os com mais tempo de empresa”, diz Rafael.
Cezinha foi adotado pelos trabalhadores da empresa em 2007, vindo a falecer de velhice 11 anos mais tarde. Antes disso, foi figura constante no cotidiano da empresa, recebendo o carinho dos colaboradores que, em homenagem, o eternizaram como símbolo da Copa Toledo de Futebol. “Era um parceirão”, relembra Neto (Francisco Luiz Gomes Neto), líder da vigilância.
Times para todos os gêneros
As mulheres também têm seu espaço na Copa Toledo. Conforme Rafael Prestes, a iniciativa veio da alta adesão feminina no último campeonato, realizado em 2022. “Agora, temos o campeonato masculino, que é mais longo, com 12 times, mas também o feminino, mais enxuto, com quatro equipes, de 11 atletas cada. No ano passado, foi realizada apenas uma exibição da categoria feminina, mas em 2023 elas também recebem premiação e destaques”.
A categoria masculina, por sua vez, conta com 180 participantes. “Esse limite se deu para termos melhor controle de calendário, número de jogos e investimentos em uniforme, segurança, alimentação e equipe”, esclarece Rafael.
E no fim, a festa!
O encerramento oficial da Copa Toledo ocorre em 4 de agosto. Uma festança que, segundo Rafael, é um dos pontos altos do evento. “Teremos as duas finais, do masculino e feminino, e depois um churrasco do qual participarão todos os atletas, mais os convidados. É o fechamento de toda essa festa, que a cada ano se torna maior, atrai mais colaboradores e promove um clima de muita alegria na Toledo do Brasil”, finaliza.