SP investe R$ 1,64 bilhão no maior programa de reforma e manutenção de pontes e viadutos
Prefeito anunciou início de 25 obras em pontes e viadutos da cidade, com investimento de R$ 123,6 milhões; intervenções vão criar mais de 7 mil empregos diretos e 36 mil indiretos até 2024
- Data: 02/08/2023 15:08
- Alterado: 02/08/2023 15:08
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Programa de Recuperação e Manutenção de pontes
Crédito:Prefeitura de SP
O prefeito Ricardo Nunes anunciou na manhã desta quarta-feira (2) a autorização para o início de 25 obras em pontes e viadutos da cidade, com investimento de R$ 123,6 milhões. No total, a Prefeitura está aplicando R$ 1,64 bilhão no maior Programa de Recuperação e Manutenção de pontes, viadutos, pontilhões, passarelas e túneis da história da capital.
“Nosso objetivo agora é fazer as ações preventivas, não esperar acontecer o problema para poder fazer alguma ação. Tem sido assim nas grandes obras de drenagem, contenção de encostas”, disse o prefeito Ricardo Nunes durante a coletiva em que anunciou o início das novas obras. O prefeito lembrou da importância da prevenção para a cidade, que tem quase 12 milhões de habitantes e 7 milhões de veículos circulando por dia.
Toda a população será beneficiada direta ou indiretamente pelo programa, que tem o objetivo de promover a segurança e melhorar a qualidade da infraestrutura viária, revitalizando essas vias fundamentais que interligam bairros e garantem o fluxo de veículos e pedestres em toda a cidade.
O Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos tem o objetivo de instaurar uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e prolongando a vida útil das estruturas. Ao abrir várias frentes de trabalho, a Prefeitura proporciona ainda outros benefícios para a cidade, como possibilitar a criação de 7.250 empregos diretos e outros 36.250 indiretos até 2024.
Nessas obras estão sendo recuperadas ligações importantes, em todas as regiões, mas que nunca tinham passado por uma avaliação aprofundada nem por manutenção preventiva. Desde 2021, foram substituídos mais de 2.000 metros de juntas de dilatação, utilizados mais de 300 aparelhos de apoio, mais de 50 mil metros de fissuras foram recuperados e foram pintados 60 mil metros quadrados em pontes, viadutos, túneis e passarelas.
“Este é um programa que é continuado ao longo do tempo. Aqui na cidade eram realizadas apenas obras pontuais, quando surgia algum problema, sem um programa dessa magnitude voltado para a prevenção. Começamos com as maiores pontes e viadutos, aquelas mais antigas, em estado maior de deterioração, e agora contemplamos todas as pontes e viadutos da cidade”, disse o secretário de Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), Marcos Monteiro.
Desde o início de 2021 até julho de 2023, foram realizadas 40 obras, totalizando intervenções em 53 unidades estruturais. Atualmente, estão em execução 41 obras de recuperação ou reforço (58 unidades estruturais) e, nesta quarta-feira, o prefeito autorizou o início de outras 25 obras (48 unidades estruturais).
“É importante dizer que cada obra leva em consideração os critérios do que cada ponte e viaduto precisam, com uma receita própria, visando as suas patologias específicas encontrada nessas inspeções, como desagregação de armaduras, ruptura de concreto, concreto segregado com proteção exposta, recuperação e substituição das juntas de dilatação, armaduras expostas ou corroídas, buracos, umidade, irregularidades e, principalmente, a sustentação das pontes, um trabalho nunca visto na história de São Paulo”, explicou o diretor-presidente da SPObras, Taka Yamauchi.
Também já foram publicadas as licitações para 22 obras (33 unidades estruturais) e encontram-se em fase de elaboração os editais de licitação para a contratação de obras em 162 locais (198 unidades estruturais).
Ao final do quadriênio 2021-2024, a perspectiva é executar mais 290 intervenções em Obras de Arte Especiais (OAEs), totalizando 390 unidades estruturais.
Nos dois primeiros anos foram empenhados R$ 340 milhões e, para o biênio 2023-2024, está previsto mais R$ 1,3 bilhão. Assim, a Gestão Municipal totalizará R$ 1,64 bilhão em investimentos neste programa.
Sobre o Programa
O programa tem como foco inspeções e manutenções periódicas preventivas e corretivas, além da recuperação completa dessas vias afetadas pelo desgaste natural do tempo e pelo crescente tráfego de veículos, principalmente os pesados.
Equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, especializadas em engenharia estrutural, estão destacadas para este programa e são responsáveis por realizar inspeções minuciosas nesses locais, identificando problemas e propondo soluções adequadas para cada caso, garantindo a qualidade nas intervenções.
A Prefeitura também vem empenhando esforços para o cadastro das OAEs espalhadas pela cidade, visando qualificar o mapeamento das obras necessárias. Nesse sentido, já foram cadastradas 1.100 estruturas no território municipal e o trabalho segue para a inclusão das que ainda não foram catalogadas.
Clique aqui e veja a apresentação sobre o Programa de Manutenção de Obras de Arte Especiais.
Inspeções especiais
O monitoramento rotineiro das OAEs é uma atividade importante para conhecimento das patologias decorrentes do processo de deterioração. Por meio das inspeções visuais, realizadas anualmente, são identificadas as principais anomalias existentes, para permitir a classificação conforme critérios normativos.
A depender desta avaliação prévia, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para realizar a inspeção especial das estruturas. Nessa etapa, realiza-se, em conjunto com outras verificações complementares, o cadastramento detalhado destas anomalias estruturais, de forma a permitir a elaboração dos documentos técnicos necessários para a contratação e posterior execução das obras de recuperação e reforço.
A inspeção especial permite a detecção antecipada dos problemas e, com base nesses laudos, são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação das obras. O trabalho de recuperação e/ou reforço das OAEs do Município é fundamental para a manutenção da infraestrutura viária da cidade de São Paulo em condições normais de operação, bem como para garantir que estas estruturas mantenham níveis adequados de segurança.
Até o momento já foram realizadas inspeções especiais em 231 locais (312 unidades estruturais) e estão em execução outras 259 inspeções (279 unidades estruturais). Além disso, estão em processo licitatório 32 locais, e outros 21 estão na fase de elaboração de editais. Ao final do quadriênio, a perspectiva é a execução de 543 inspeções especiais (644 unidades estruturais).
Impactos positivos para a cidade
Além de proporcionarem maior segurança para a população, a recuperação e manutenção das OAEs contribuem para a fluidez do tráfego, reduzindo congestionamentos e melhorando a mobilidade urbana.
As obras preventivas e corretivas também geram economia de recursos públicos, além de garantirem o prolongamento da vida útil dessas estruturas. Outro aspecto importante é o estímulo à economia local, considerando que as obras geram empregos diretos e indiretos, impulsionando diversos setores da indústria e do comércio.
A iniciativa da Prefeitura de São Paulo reforça o seu compromisso em zelar pela segurança e bem-estar da população, cujos resultados serão um marco na história da capital paulista. A cidade caminha para superar um desafio crucial de infraestrutura, promovendo um ambiente urbano preparado para o futuro, mais seguro e eficiente para a população.
Confira o balanço das ações do Programa desde 2021:
Obras concluídas (40 locais):
Pontilhão Jacu-Pêssego
Ponte do Limão
Viaduto Gazeta do Ipiranga
Av. Tajuras (Túnel Janio Quadros )
Pontilhão na pista central da Marginal Tietê
Viaduto Luis Eduardo Magalhães
Viaduto Raimundo Pereira de Magalhães
Ponte do Piqueri
Ponte Domingos Franciulli Netto
Viaduto Pires do Rio
Complexo Mackenzie
Complexo Viário Aurélio Batista Félix
Viaduto T5 – Marginal Pinheiros
Pontilhão – Av. Conselheiro Carrão
Viaduto de Interligação – Av. Paulista x Av. Dr. Arnaldo
Passarela de Pedestres – R. Luigi Grecco x R. Capistrano de Abreu
Pontilhão – R. Doutor Miguel Guimarães
Ponte da Casa Verde
Pontilhão – Av. Julio Buono x Águas Formosas
Pontilhão – Av. Edu Chaves
Túnel Max Feffer
Ponte Comunidade Húngara
Pontilhão – R. Henrique Franco x R. Mario Pati
Ponte – Rua João Spinola Carneiro X Av. Boturussu
Pontilhão – Travessa Dança da Canoa
Pontilhão – Rua Baixa X Rua Carcicé
Ponte da Freguesia do Ó
Viaduto Engenheiro Alberto Badra
Pontilhão – Av. Imperador x Av. Ribeirão Jacu
Pontilhão – Av. Jardim Japão
Viaduto Diário Popular
Viaduto Bresser
Ponte da Casa Verde
Túnel Janio Quadros
Ponte Comunidade Húngara Sentido Castelo Branco
Viaduto Elias Nagib Briem
Ponte Freguesia do Ó
Viaduto Elevado do Glicério
Viaduto Imigrantes
Viaduto Rosita Macedo de Andrade (Viaduto da China)
Obras em execução (41 locais):
Túnel Ligação da Av. Cidade Jardim com Av. Eng. Oscar Americano – alça de acesso à Av. Eng. Oscar Americano
Ponte Rua Desembargador Fausto Whitaker Alvim
Viaduto Gazeta do Ipiranga
Ponte das Bandeiras
Túnel Fernando Vieira de Melo
Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
Expresso Tiradentes
Viaduto Domingos Franciulli Netto
Pontilhão e recomposição do viário – Avenida São Miguel, alt. do n° 8460, em frente ao trecho do Córrego Jacú paralelo à Av. Dr. Custódio de Lima
Viaduto Imigrantes
Viaduto Cap. Pacheco e Chaves
Ponte Giovanni Boccati
Ponte Júlio de Mesquita Neto
Ponte Transamérica
Viaduto dos Bandeirantes
Viaduto Dep. Antonio S. Cunha Bueno
Viaduto Antônio Abdo
Viaduto Nove de Julho
Ponte Bernardino D’áuria
Viaduto Carlos Ferraci
Viaduto Antônio Sanches de Larragoiti Junior
Viaduto Gal. Milton Tavares
Viaduto Naor Guelfi
Viaduto Gal. Olímpio da Silveira
Viaduto Beneficência Portuguesa
Ponte Engenheiro Ary Torres
Viaduto Gal. Marcondes Salgado
Viaduto Paraíso
Viaduto Sumaré
Viaduto Doutor Arnaldo
Complexo Viário Jacu-Pêssego
Viaduto Carlito Maia
Ponte Aricanduva
Complexo Aurélio Batista
Ponte Senador José Ermínio
Complexo Viário Senador Antônio Emygdio de Barros Filho
Viaduto Jabaquara
Viaduto Arapuã
Viaduto Santa Efigênia
Viaduto 25 de Março
Viaduto Ivan da Costa Rodrigues (João Beiçola)
Obras em contratação (25 locais)
Complexo Saad
Viaduto dos Imigrantes
Viaduto Olavo Fontoura
Ponte Anhembi
Ponte Estaiada
Viaduto Martinho Prado
Viaduto Dr. Eusébio Stevaux
Viaduto Gov. Roberto Abreu Sodré
Viaduto Antonio Nakashima
Complexo Padre Adelino
Passarela Ciccillo Matarazzo
Viaduto João Julião C. Aguiar
Viaduto Incinerador Vergueiro (Saioá 1 e 2)
Viaduto Doutor Plínio de Queiroz
Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio
Viaduto Dona Paulina
Viaduto Austregésilo de Athayde
Complexo Viário Escola de Engenharia Mackenzie
Ponte Bernardo Goldfarb
Viaduto Armando Puglisi
Viaduto Condessa de São Joaquim
Ponte da Vila Guilherme
Ponte da Avenida Santos Dumont
Viaduto Engenheiro Luiz Alfredo Falcão Bauer – Ayrton Senna
Pontilhão na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães
Obras em licitação (22 locais)
Viaduto Mofarrej
Viaduto Domingos de Moraes
Viaduto Jose Colassuonno
Viaduto Honestino M. Guimarães
Viaduto Frederico Eduardo Mayr
Ponte Transamérica
Viaduto Pedro de Toledo
Viaduto Gal. Euclides Figueiredo
Viaduto Eng. Antônio de Carvalho Aguiar
Viaduto Santo Amaro
Viaduto dos Bandeirantes
Ponte Vitorino Goulart da Silva
Viaduto Eng. Orlando Murgel
Complexo Viário Maria Maluf
Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro
Viaduto Deputado Ulysses Guimarães
Viaduto Dona Mora Guimarães
Viaduto Doutor João Tranchesi
Passarela Professor Doutor Emílio Athié
Viaduto Guadalajara
Viaduto Dona Matilde
Viaduto Washington Luiz