Ex-prefeito de Bogotá visita Mauá e fala sobre estratégias urbanas
Enrique Peñalosa conheceu CRAS Jardim Oratório e ministrou palestra sobre soluções ambientais e mobilidade urbana
- Data: 20/06/2012 20:06
- Alterado: 20/06/2012 20:06
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O economista, urbanista e ex-prefeito de Bogotá, na Colômbia, Enrique Peñalosas, esteve em Mauá na tarde desta terça-feira (19) para ministrar a palestra Integração Sustentável: cidade, indústria e comunidade. Durante sua estada, ele visitou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e o Centro de Ações Socieducativas (CASE) do Jardim Oratório para conhecer a política de urbanização utilizada no bairro e as intervenções de desenvolvimento sustentável feitas pela empresa petroquímica Braskem. A visita foi acompanhada por vários secretários, entre eles Celma Maria de Oliveira Dias (Assistência Social), Josiene Francisco da Silva (Planejamento Urbano), José Afonso Pereira (Meio Ambiente), Renato Moreira dos Santos (Mobilidade Urbana) e Sérgio Affonso dos Santos (Habitação).
Penãlosas elogiou as instalações do CRAS e CASE do Jardim Oratório e afirmou que todas as ações para ajudar na redução da criminalidade são válidas. “O trabalho realizado neste espaço tem de ser seguido. Essas atitudes complementam as normas de segurança”, disse.
O projeto de urbanização realizado pela Prefeitura de Mauá no Jardim Oratório conta com R$ 68 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Estão sendo realizados asfaltamento de vias, infraestrura e saneamento básico, além da construção de 689 unidades habitacionais. Já a Braskem promove intervenções com sustentabilidade no entorno de suas várias plantas petroquímicas. No Jardim Capuava a empresa construiu, em parceria com a Prefeitura, a Central de Triagem de Materiais Recicláveis, além de um Complexo Integrado de Serviços Sociais (CRAS, CASE e Unidade de Saúde), no Jardim Zaíra.
Mobilidade Urbana – Durante sua exposição, Peñalosa falou sobre modelos de mobilidade urbana, como ciclovias, ciclofaixas, transporte coletivo e espaços exclusivos para pedestres. “O ideal seria que todas as grandes avenidas possuíssem faixas especiais para ônibus. O Rodoanel, ao qual eu fui apresentado, não diminuirá os engarrafamentos se não houver segregação do transporte”, avalia.
Outra alternativa apresentada por Peñalosa é a restrição de estacionamento para carros particulares em vias públicas. “É inadmissível que deixe de existir espaço para ciclistas, por exemplo, para dar lugar ao carro. Os governantes deveriam proibir que automóveis utilizassem a rua para estacionar”, afirmou.
Atualmente, Peñalosa preside o Institute for Transportation and Development Policy de Nova Iorque (EUA), organização não-governamental sem fins lucrativos que presta assistência técnica no desenvolvimento de meios de transporte sustentáveis na Ásia, África, Europa, Austrália e Américas. Ele é graduado pela universidade norte-americana Duke em História e Economia, doutor em Administração Pública pela Universidade de Sourbonne, em Paris, consultor em visão estratégica e políticas urbanas.
Tempo em Mauá para amanhã
27/12
Tempo severo,com chuva forte e trovoada de manhã, à tarde e à noite.
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite
Temperatura em
Mauá
Max: 24°C
Min: 20°C
Chuva em
Mauá
Probabilidade: 100%
Quantidade: 45mm
Ventos em
Mauá
Velocidade: 9km/h