O público é protagonista no espetáculo que o inglês Nathan Ellis traz para o FIT Rio Preto
‘work.txt’, que tem apresentações nesta sexta e sábado (28 e 29/7), rompe com os limites do teatro ao fazer do público a personagem central
- Data: 27/07/2023 18:07
- Alterado: 27/07/2023 18:07
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Peça imersiva 'work.txt'
Crédito:Divulgação
Uma peça de teatro pode até não precisar de uma atriz ou de um ator em cena desde que exista o público. É a partir dessa premissa que o artista inglês Nathan Ellis subverte com a tradição cênica ao criar o espetáculo “work.txt”, que será apresentado no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) nesta sexta e sábado (28 e 29/7), às 19h, no Sesc Rio Preto. Os ingressos estão esgotados.
Destaque na cena internacional pela ousada proposta de romper os limites do teatro, “work.txt” faz do público, protagonista da encenação, numa espécie de reality show teatral, cujo propósito é refletir sobre um dos aspectos mais caros do humano enquanto ser social: o trabalho.
Inspirado no livro “Bullshit Jobs: a theory” (Trabalhos de merda: uma teoria), do antropólogo David Graeber, o espetáculo discute a economia do trabalho temporário em plataformas digitais (gig economy), a instabilidade financeira e os empregos sem sentido.
Segundo Ellis, responsável pela dramaturgia e direção da obra, em “work.txt” o público é convidado a realizar um trabalho coletivo a partir de instruções passadas por áudios e textos. A história é sobre uma pessoa da cidade que parou de trabalhar, e a plateia terá que trabalhar de forma conjunta para descobrir os porquês dessa desistência. “Este é um espetáculo sobre trabalho, mas o trabalhador não está aqui. Então, isso dependerá da plateia. O público marcará o ponto no início, terá pausas curtas em intervalos regulares e trabalhará em equipe e por iniciativa própria. Ou seja, o público será seu próprio chefe; o público é livre”, instiga.
Experimental, imersivo, interativo e político, “work.txt” aponta os novos rumos da criação teatral no cenário contemporâneo, uma criação que dialoga com os recursos tecnológicos da atualidade, mas que não exclui o humano que está na essência do teatro.
Escuta aberta
O público que participar da primeira sessão de “work.txt”, na sexta-feira (28/7), poderá trocar ideias e impressões com Ellis e sua equipe logo após a apresentação, às 20h30, no teatro do Sesc Rio Preto. Nessa ação formativa, o público também é convidado a responder questões sobre a experiência vivida em cena, ou seja, como participar da realização de um espetáculo teatral de forma mais direta e não apenas contemplativa. Pessoas que não assistiram a apresentação também podem participar da escuta aberta.
Trajetória do artista
Nathan Ellis escreve para o teatro e o cinema. Sua primeira peça, “No one is coming to save you” (Ninguém está vindo para te salvar), de 2018, teve uma estreia “ardente” em Edimburgo, como classificou o jornal The Guardian, realizando uma longa turnê pelo Reino Unido, em 2019. Com este espetáculo, ele foi convidado para ser membro do Royal Court Invitation Writers’ Supergroup 2018-19, liderado por Alice Birch e Ali McDowall, participando de um programa de apoio ao longo de 12 meses.
O artista também recebeu financiamento do programa Arts Council, que apoia pesquisas sobre práticas de dramaturgia na Europa, o que o levou para lugares como Avignon (França), Liubliana (Eslovênia), Belgrado (Sérvia) e Berlim (Alemanha).
Em 2019, Nathan Ellis escreveu e produziu “work.txt”, um espetáculo sem atores, no Yard Theatre, como parte de seu programa de incentivo a novos trabalhos. Em 2020, sua peça “Super High Resolution”, sobre um médico à beira de um colapso, foi indicada ao Prêmio Verity Bargate e foi apresentada no Soho Theatre em 2022, com direção de Blanche McIntyre. Atualmente, ele é membro da BBC Writersroom’s Drama Room.
O Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é uma realização da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo. Parceria com o Sesi São Paulo e apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.
work.txt
Nathan Ellis | Reino Unido
Ficha técnica
Dramaturgia e Direção: Nathan Ellis
Produção artística: Emily Davis
Produção técnica: Harry Halliday
Música e design de som: Tom Foskett Barnes
Design de iluminação: Danny Vavrecka
Equipe brasileira
Tradução: Célio Faria – Casarini Produções Coordenação técnica: Bruno Garcia
Produção: Pedro de Freitas e Adolfo Barreto – Périplo Produções.
Classificação indicativa: 14 anos | Duração: 60 minutos | Data: 28 e 29/07 | Horário: 19h | Local: Sesc Rio Preto – Teatro | 228 lugares | Ingressos esgotados.
Serviço:
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – FIT RIO PRETO 2023
20 a 29 de julho, em São José do Rio Preto (SP)
Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e Sesc São Paulo
Parceria: Sesi São Paulo
Apoio institucional: Conselho Municipal de Políticas Culturais e Núcleo dos Festivais de Artes Cênicas do Brasil.
Programação completa no site: www.fitriopreto.com.br.