Amanhã tem Feira Agroecológica no Centro de Diadema
No local venda de hortaliças, temperos e chás, sem agrotóxicos, artesanatos, alimentos produzidos em casa e ações culturais
- Data: 20/07/2023 17:07
- Alterado: 20/07/2023 17:07
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade
A Feira Agroecológica e Solidária de Diadema prossegue na Praça Lauro Michels, no centro da cidade, comercializando verduras e legumes sem aditivos químicos, muito artesanato, comidinhas e produtos da maior rede vendedora de alimentos da reforma agrária que é o Armazém do Campo.
Nesta sexta, 21 de julho, das 14h às 20h, será realizado a terceira edição da feira que, além de produtos in natura, também vende mel de abelha sem-ferrão, folhagens, flores, temperos e chás
Organizada pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, o objetivo da iniciativa é promover o consumo consciente para quem vai até o local fazer as compras e renda aos envolvidos na atividade.
“É muito importante o funcionamento dessa feira para a Diadema. Ela oferece alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, e ainda abre oportunidade para que nós empreendedores populares possamos fazer as nossas vendas”, declara Cleuza Maria Vitoriana de Andrade, dona da barraca de flores.
Participante da ação hortas comunitárias do programa municipal Agricultura Urbana, a própria Cleuza prepara as mudas de chás, temperos, verduras e flores que são comercializadas no ponto de economia. Ela também vende flores ornamentais e folhagem, que servem para dar de presente e para decoração de ambientes.
Projeto ambiental – O mel oferecido na Feira Agroecológica vem do projeto Tem Abelha no Meu Jardim, que colhe o produto de abelhas sem-ferrão. É característica dessas espécies nativas ou indígenas, como também são conhecidas, a produção moderada de mel, mas com alta qualidade nutricional e de acentuado valor terapêutico.
O projeto ambiental, em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente, tem um meliponário dentro da trilhas do Jardim Botânico de Diadema e, juntos, realizam trabalho de conscientização para preservação das abelhas nativas (tiúbas, jandaíras, uruçus, jataís e bugias, entre outras) que podem ser extintas por causa do desmatamento.
Outra atração da feira são as atrações culturais trazidas pela Secretaria Municipal de Cultura. Artistas da cidade ou da região são convidados a mostrem seus talentos no palco que foi montado na praça. Já se apresentam integrantes da Lira Musical Diadema, a banda de forró Gaviões do Nordeste, a Companhia de Dança da Melhor Idade do CCMI e o cantor Gilvado, que na edição passada interpretou várias canções de Zé Ramalho.
A Feira Agroecológica e Solidária de Diadema é realizada na terceira sexta-feira de cada mês.