Falando de Transportes e Transportadoras – Na mesma

A produção de caminhões, que chegou a 161,8 mil veículos em 2022, avançou 1,9%, em relação a 2021, quando foram fabricadas 158,8 mil unidades. Já nas vendas, foram de 126,6 mil caminhões comercializados em 2022 e de 128,7 mil em 2021, o que representa a uma queda de 1,6%. “Depois de um primeiro quadrimestre muito […]

  • Data: 10/01/2023 10:01
  • Alterado: 10/01/2023 10:01
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix
Falando de Transportes e Transportadoras – Na mesma

Caminhão Volvo FH 540

Crédito:Divulgação

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A produção de caminhões, que chegou a 161,8 mil veículos em 2022, avançou 1,9%, em relação a 2021, quando foram fabricadas 158,8 mil unidades. Já nas vendas, foram de 126,6 mil caminhões comercializados em 2022 e de 128,7 mil em 2021, o que representa a uma queda de 1,6%. “Depois de um primeiro quadrimestre muito difícil em função da falta de semicondutores, o setor acelerou o ritmo e conseguiu atender à parte da demanda reprimida nos mercados interno e externos”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No ranking das empresas, a Volkswagen Caminhões e Ônibus lidera com 34.506 caminhões licenciados em 2022, seguida da Mercedes-Benz (32.999), da Volvo (24.093), da Scania (13.223), da Iveco (10.609) e da DAF (6.793). O modelo mais vendido de 2022 é o mesmo dos últimos anos: o pesado Volvo FH 540, que teve 8.317 emplacamentos registrados. Atrás dele, vieram o DAF XF, com 6.301 vendas, e o Volkswagen Delivery 11.180 (5.595). As exportações escaparam um pouco do quadro de estagnação do setor de caminhões, com 12,1% de crescimento em relação a 2021. No ano passado, foram vendidos para o mercado externo 25,5 mil caminhões, enquanto em 2021, embarcaram 22,7 mil. 

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  • Data: 10/01/2023 10:01
  • Alterado:10/01/2023 10:01
  • Autor: Luiz Humberto Monteiro Pereira
  • Fonte: AutoMotrix









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