Projeto lança HQ com histórias inéditas de autores do Mato Grosso do Sul
Nelas, o leitor se depara com os mais variados temas, como rituais intergeracionais, criaturas folclóricas e vivências humanas.
- Data: 11/01/2023 09:01
- Alterado: 11/01/2023 09:01
- Autor: Redação
- Fonte: Rumos Itaú Cultural
Fabio Quill lança coletânea de gibis autorais produzidos por autores sul-matogrossenses selecionados em oficinas de capacitação
Crédito:Divulgação
No dia 17 de janeiro, às 19h30, o quadrinista Fabio Quill lança, via Instagram, o projeto Quebra Torto, contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2019-2020, com abertura das vendas via catarse. A HQ é composta por uma coletânea de histórias em quadrinhos de autores do Mato Grosso do Sul, que aborda conexões das experiências humanas em suas mais diversas expressões. O conceito dessa mescla transparece também no nome do livro, pois, além de ser um prato típico pantaneiro, sugere um banquete de estilos, vozes e ideias que somam e alimentam a imaginação.
Para acompanhar o bate-papo virtual do público com os quadrinistas participantes, basta seguir os perfis: @hamoredicoes, @fabioquill, @marinailustrando, @grippho, @andersonbarboza, @shamaniel. A mediação é de Felipe Mafra, da Hámor Edições. A obra também será lançada presencialmente, no dia 22, no Capivas, a partir das 16h.
Quebra Torto
“Em Quebra Torto, temos um banquete de ideias, estilos e temas. Acompanhamos a criação de uma mitologia feminista em uma das histórias e a nostalgia da infância vivida nos anos 1980 em outra”, explica Quill . “Temos uma divertida aventura em um universo fantástico com influência de traços de anime e testemunhamos o drama do conflito de gerações em frente a uma banca de jornal”, continua. “Há ainda a violência fascista que nasce e morre nas mãos de homens gananciosos e o inusitado encontro entre um saci e um jovem empregado de fazenda que gera reflexões e mudanças.”
O projeto nasceu com o intuito de auxiliar autores iniciantes residentes no Mato Grosso do Sul, no desenvolvimento de histórias inéditas. Para isso, Quill ministrou oficinas de capacitação, para que os artistas fossem escolhidos e o conteúdo da coletânea produzido. Ele, que é natural de São Paulo, conta que ao chegar em Campo Grande (MS), conheceu gente com potencial para entrar no mercado nacional de HQs. “Falta, porém, capacitação e incentivo financeiro”, diz. “Embora existam autores publicando de forma esporádica e independente, falta amadurecimento no conteúdo e no produto cultural.”
SERVIÇO:
Rumos Itaú Cultural 2019-2020
Lançamento on-line: Quebra Torto
Dia 17 de janeiro, às 19h30
No Instagram: @hamoredicoes, @fabioquill, @marinailustrando, @grippho, @andersonbarboza, @shamaniel
Lançamento presencial
Dia 22 de janeiro, às 16h
Local: Capivas
Rua Pedro Celestino, 1079
Campo Grande (MS)
Entrada gratuita