Em SP, Unidade especializada em dependentes químicos realiza mais de 14 mil abordagens

Siat Emergencial, serviço especializado que reúne equipes da Prefeitura que oferecem tratamento e atendimento social a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas

  • Data: 12/01/2023 08:01
  • Alterado: 12/01/2023 08:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Em SP, Unidade especializada em dependentes químicos realiza mais de 14 mil abordagens

VISITA AO SIAT ACOLHER HELVÉTIA

Crédito:MARCELO PEREIRA / SECOM

Você está em:

O prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitaram nesta quarta-feira (11) as estruturas do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat) Emergencial, na região central da cidade. Desde sua inauguração em maio de 2022 até o final do ano, o equipamento já realizou 14.560 abordagens socioassistenciais, 3.082 atendimentos de saúde e 622 encaminhamentos para o Caps IV e Siat II.

“Aqui a gente tinha uma tenda provisória e agora colocamos equipamentos mais adequados com ar-condicionado, espaços melhores tanto para receber os pacientes, quanto aos prestadores de serviço”, disse o prefeito. “Essa unidade conta com médico, enfermeiro e assistente social por 24 horas”, completou.

O serviço reúne equipes multiprofissionais das secretarias municipais da Saúde (SMS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) que atuam em abordagens a usuários que fazem uso abusivos de álcool e outras drogas em situação de vulnerabilidade. Entregue em 17 de maio do ano passado, o Siat conta com quatro equipes de Redenção na Rua (RnR) e o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), voltados à intensificação das abordagens feitas aos munícipes em cenas de uso.

“Só em dezembro foram realizadas 1.800 abordagens aqui nos arredores, trouxemos para unidade e encaminhamos 78 às nossas unidades de internação e tratamento”, explicou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Os profissionais fazem o acolhimento in loco, realizam avaliação médica e, se necessário, encaminham o munícipe ao atendimento no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV e/ou Siat II, também localizados na região central.

Compartilhar:

  • Data: 12/01/2023 08:01
  • Alterado:12/01/2023 08:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados