Estudantes selecionados para programa Jovens Embaixadores vão aos EUA
Alunos das Etecs Martin Luther King, da Capital, e Prof. Armando José Farinazzo, de Fernandópolis, estão entre os 50 selecionados para programa de intercâmbio nos EUA
- Data: 13/01/2023 13:01
- Alterado: 13/01/2023 13:01
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
50 estudantes de escolas públicas embarcam nesta sexta-feira (13) para Washington D.C pelo Programa Jovens Embaixadores
Crédito:Embaixada EUA Brasil
Alunos de duas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) embarcam nesta sexta-feira (13) para Washington D.C., nos Estados Unidos, pelo . Nathaly Shige Silva, da Etec Martin Luther King, da Capital, e Augusto Eredia Aiello Gazola, da Etec Prof. Armando José Farinazzo, localizada em Fernandópolis, estão entre os pelo Departamento de Estado norte-americano. Ao desembarcarem no País, eles seguirão para outras cidades pelo período de duas semanas.
Com coordenação da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, o programa oferece intercâmbio nos Estados Unidos para alunos do Ensino Médio da rede pública com excelente desempenho escolar, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de impacto social. A seleção é feita por meio de prova escrita e oral em inglês e análise de currículo. Para serem aprovados, os jovens têm que comprovar participação em uma ou mais iniciativas de empreendedorismo/impacto social.
Nathaly é uma das fundadoras do , organização que tem a missão de lutar por uma vida melhor para meninas e mulheres de classes economicamente desfavorecidas. Nas mídias sociais, produz conteúdo sobre igualdade de gênero e cria campanhas de conscientização e mobilização sobre essas temáticas. Além disso, o grupo participa de movimentos políticos no Brasil e em São Paulo.
Já Augusto está envolvido no desenvolvimento de um drone para entrega de. Como a demora em receber esse tipo de antídoto costuma ser fatal, ao lado de colegas de classe, desenvolveu uma solução para agilizar a entrega e diminuir o índice de mortes, que chega a mais de 200 por ano no Brasil, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde.
O Programa Jovens Embaixadores prevê o custeio das seguintes despesas:
Passagem aérea; Seguro-viagem; Transporte terrestre; Hospedagem; Alimentação; Custos referentes à solicitação de visto de entrada nos Estados Unidos; Transporte local para a participação nas atividades oficiais; Implementação e coordenação do programa nos Estados Unidos; Kit com material promocional do Jovens Embaixadores.
Na terça-feira (10), os jovens viajaram para Brasília, onde estão reunidos com outros participantes para receber todas as orientações pré-embarque. A dupla foi recepcionada em um encontro com a vice-chefe da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, Michelle Esperdy.
Os estudantes participaram de diversas atividades e receberam informações detalhadas sobre o programa, além de terem a oportunidade de tirar dúvidas e interagir com Jovens Embaixadores de edições anteriores. Outro item da programação foram as entrevistas para obtenção do visto norte-americano.
Expectativa dos alunos
Augusto confessa estar muito ansioso para participar do programa, já que foi selecionado anteriormente para o grupo que embarcou em julho de 2022, mas não conseguiu viajar por problemas de saúde. “A equipe da Embaixada foi muito acolhedora e garantiu minha vaga e de mais duas participantes. O meu esforço valeu a pena e a minha expectativa é muito alta. Acredito que vai ser uma experiência inesquecível.”
Nathaly também está animada para o dia do embarque e por tudo o que espera vivenciar durante o Jovens Embaixadores. “Quando chegamos em Brasília, percebemos a dimensão do programa. Será uma grande oportunidade. Estou ansiosa para conhecer melhor os outros participantes e curiosa sobre o que posso aprender ainda mais sobre liderança e empreendedorismo.”