Educação terá retomada de obras e reajuste na merenda escolar, diz Camilo Santana

Conectividade, regime colaborativo e educação integral compreendem os três eixos de atuação do Ministério da Educação

  • Data: 13/01/2023 21:01
  • Alterado: 13/01/2023 21:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Especial de Comunicação Social
Educação terá retomada de obras e reajuste na merenda escolar, diz Camilo Santana

Crédito:Ricardo Stuckert

Você está em:

Durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto nesta terça-feira (10), o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que fará estudos para retomar obras paradas e reajustar repasses aos estados e municípios. Segundo ele, existem quase 3.700 obras da educação paralisadas e “elas serão retomadas e executadas com acompanhamento por georreferenciamento”, destacou, após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Um levantamento, segundo o ministro, já foi iniciado a pedido do presidente. Esse é o primeiro ponto a ser trabalhado pelo Ministério da Educação, identificar as obras paralisadas e inacabadas. “A gente apontou inúmeras, centenas de obras paralisadas na área da educação no país. Estamos com uma equipe técnica do Ministério avaliando obras que estão paradas há muito tempo e que precisarão de reajustes para poder concluir”, afirma ele. Desde creches, escolas em tempo integral à institutos e universidades, todas as obras terão, de acordo com o ministro, a sua devida atenção, de modo a se levantar os recursos necessários para que possam ser retomadas.

Outro ponto discutido foi o reajuste na merenda escolar, que é o repasse feito pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) aos municípios e estados. “O presidente está autorizando que a gente faça um estudo e, em breve, ele vai anunciar também o reajuste e o aumento repassado aos municípios, e, a ideia é fazer isto antes mesmo do início do ano letivo, a partir de fevereiro”, adiantou Camilo.

Camilo ainda ressaltou que está prevista para o próximo dia 27 uma reunião com os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal e que o presidente espera na ocasião poder anunciar as ações nesse sentido. “O presidente já quer retomar aí, andar, inaugurar obras no país, inaugurar creches, escolas, enfim, nós estamos fazendo tudo numa programação para que em breve ele possa percorrer estados brasileiros, municípios brasileiros, entregando obras importantes para a população na área da educação”, afirma o ministro.

Compartilhar:

  • Data: 13/01/2023 09:01
  • Alterado:13/01/2023 21:01
  • Autor: Redação
  • Fonte: Secretaria Especial de Comunicação Social









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados