Via Streaming – Dica da Semana: “Marighella” no Globoplay
Dirigido por Wagner Moura e protagonizado por Seu Jorge, “Marighella” conta a história do principal guerrilheiro urbano de esquerda do Brasil
- Data: 18/01/2023 08:01
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Kreitlon Pereira
- Fonte: Via Streaming
Crédito:
Lançado em plena pandemia, no ano de 2021, o filme “Marighella” marcou a estreia de Wagner Moura como diretor e ainda rendeu o título de produção brasileira mais assistida nos cinemas no mesmo ano. Além disso, o longa foi eleito o melhor filme no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, onde também ganhou em mais outras sete categorias, inclusive de Melhor Ator para o protagonista Seu Jorge. “Marighella” está disponível para os assinantes do Globoplay.
O filme se passa no final da década de 1960, em um Brasil tomado por uma violenta e opressora ditadura militar. Com uma narrativa biográfica, o longa acompanha o político, guerrilheiro, ativista e escritor baiano Carlos Marighella (Seu Jorge) em sua atuação frente a Ação Libertadora Nacional, um dos principais grupos de luta armada de esquerda que enfrentaram a ditadura militar brasileira. Por conta da sua atuação nos movimentos de resistência, Marighella chegou a ser considerado o “inimigo número 1” do regime, razão pelo qual foi preso, tortura e, posteriormente, morto.
No filme, a figura de Lúcio (Bruno Gagliasso) é quem encarna essa disputa entre o guerrilheiro e o regime militar. O policial praticamente coloca um alvo nas costas de Marighella e lidera uma verdadeira caçada contra ele. Com um arcabouço teórico muito vasto, o protagonista defendia a ideia de que, para acabar com a ditadura e restituir a democracia e suas liberdades no país, era necessário o confronto direto, sem negociações pacíficas. Tal posição do revolucionário comunista fez com que a figura de Marighella conseguisse ser controversa em quase todos os campos políticos da época, o que o torna um personagem mais interessante ainda e que causa polêmica até nos dias de hoje.