Santo André inicia neste domingo força-tarefa de urologia infantil
Ação faz parte do programa Saúde Fila Zero e vai beneficiar cerca de 400 crianças para avaliação de cirurgia de postectomia
- Data: 27/01/2023 19:01
- Alterado: 27/01/2023 19:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Angelo Baima / PSA
A Secretaria de Saúde de Santo André vai iniciar neste domingo (29) uma grande força-tarefa de consultas de urologia infantil. Serão atendidas crianças que precisam passar por avaliação pré-operatória de postectomia.
A iniciativa também será realizada no dia 5 de fevereiro e vai beneficiar aproximadamente 400 crianças. Equipes da Secretaria de Saúde ligaram para os pais e responsáveis para avisar sobre a realização das consultas, que acontecerão no Centro Médico de Especialidades do CHM (Centro Hospitalar Municipal).
“Estamos realizando mais uma força-tarefa com o objetivo de zerar as filas de diversas especialidades, que acabaram se formando por conta da pandemia. Com muito trabalho e dedicação, vamos atender o maior número possível de munícipes que aguardam por atendimento”, afirma o prefeito Paulo Serra.
Os pacientes que serão atendidos foram previamente contatados pela Regulação Municipal e, nos casos em que houver a recomendação da cirurgia, as crianças sairão da força-tarefa com a data e horário de realização do procedimento, além das recomendações do pré e pós-operatório.
“Esse mutirão é apenas uma das muitas ações que estamos realizando para assegurar o direito dos andreenses à saúde. Junto com nossa equipe vamos realizar outros momentos como esse, a fim de acelerar o atendimento”, diz o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
A postectomia ou circuncisão é uma técnica cirúrgica que consiste na remoção do prepúcio, que é o excesso de pele que recobre o pênis, com o objetivo de melhorar sua higiene íntima, diminuindo as chances de desenvolver infecção do trato urinário. A cirurgia também é indicada em situações em que outros tratamentos, como o uso de pomadas, não ajudam no descolamento da pele.
A cirurgia ocorre com sedação, todo o procedimento leva em torno de uma hora e a alta ocorre no mesmo dia. No dia 12 de fevereiro será realizada uma força-tarefa de cirurgia que irá atender os pacientes com indicação para o procedimento. O Centro Cirúrgico do CHM oferecerá uma estrutura de cinco salas cirúrgicas, sendo duas do Hospital Dia.