Etecs classificam 11 projetos para a final da feira de ciências da USP
Febrace ocorrerá de forma presencial e online, entre os dias 20 e 24 de março; seleção de trabalhos levou em conta requisitos como criatividade, inovação e conhecimento científico
- Data: 01/02/2023 11:02
- Alterado: 01/02/2023 11:02
- Autor: Redação
- Fonte: CPS
Divulgação dos vencedores da 21ª edição da feira será feita no último dia da programação
Crédito:Divulgação
As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) começam o ano comemorando mais uma conquista de destaque dos alunos. O Centro Paula Souza (CPS) será representado por 11 projetos na final da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A última etapa da 21ª edição será realizada entre os dias 20 e 24 de março. Neste ano, a mostra de trabalhos ocorre no formato híbrido: online e no campus da Universidade de São Paulo (USP), na Capital
As unidades do CPS estiveram entre os 500 semifinalistas com 25 projetos. Destes, foram selecionados trabalhos das seguintes unidades: Etecs Bento Quirino (Campinas), Hortolândia, Irmã Agostina (Capital), Jaraguá (Capital), Monte Mor, Polivalente de Americana, Prof. Armando José Farinazzo (Fernandópolis), Profa. Maria Cristina Medeiros (Ribeirão Pires), Suzano e Trajano Camargo (Limeira).
As propostas apresentadas serão avaliadas para eleição dos maiores destaque e anúncio dos primeiros, segundos, terceiros e quartos lugares de cada categoria. Além de troféus, medalhas e certificados de participação, os grupos premiados podem receber recompensas ofertadas por instituições públicas e privadas, como estágios, bolsas de estudos, equipamentos eletrônicos, visitas técnicas e credenciais para participação em feiras nacionais e internacionais. A divulgação dos vencedores acontecerá no último dia do evento, em 24 de março.
Entre os prêmios mais cobiçados estão as credenciais para estudantes de nove projetos selecionados representarem o Brasil na maior feira pré-universitária do mundo: a Regeneron ISEF (Internacional Science and Engineering Fair), com previsão de ser realizada em maio de 2023, nos Estados Unidos.
Acesse aqui e confira a relação detalhada dos finalistas.
A feira
A Febrace é promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI-Epusp). Os projetos submetidos precisam se enquadrar nas áreas das Ciências (Exatas e da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharias e podem ser realizados de modo individual ou em grupos de até três pessoas, com a participação obrigatória de um professor orientador.
Os critérios para seleção de ideias são: criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma como foram levantados os dados e conduzido o projeto; profundidade da pesquisa; clareza na apresentação da documentação do projeto e apresentação oral.