Setor produtivo do ABC se aproxima da Unifesp para conhecer o Programa de Inovação
Evento foi realizado com o apoio da Agência de Desenvolvimento Econômico
- Data: 10/03/2023 13:03
- Alterado: 31/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: Agência GABC
Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia
Crédito:Agência GABC
Na manhã desta quinta-feira (09/03), empresas instaladas no Grande ABC se reuniram, a convite do Departamento de Química da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) campus Diadema e da Agência de Desenvolvimento Econômico para conhecer o Programa de Inovação e Transferência de Tecnologia do departamento na instituição de ensino. O evento foi focado nas empresas com bases tecnológicas químicas ou que precisem incorporar essas tecnologias.
Desde 2021, o Departamento de Química tem conduzido várias iniciativas para estabelecer parcerias com o setor produtivo. Sendo assim, com o apoio da entidade regional, as empresas puderam conhecer mais sobre as oportunidades de financiamento e editais públicos para parcerias científico-técnicas.
Na reunião, tanto os atores privados quanto públicos, discutiram novas oportunidades com diversas agências de fomento, programas de financiamento e Agência de Inovação Tecnológica e Social. Entre elas estão: INOVADOC-FINEP, PIPE/PITE-FAPESP, MAI/DAI-CNPq, EMBRAPII–UNIFESP, AGITS–UNIFESP e Desenvolve SP.
Em alguns casos, conforme transmitido aos presentes, é necessário contrapartida financeira ou econômica. Já em outras linhas de pesquisa, existem financiamentos integrais aos projetos que podem ser obtidos por empresas de diferentes faturamentos.
Para o Prof. Dr. Raúl Bonne Hernández, docente e chefe do Departamento de Química na Unifesp, a reunião visa mostrar a viabilidade das cooperações.
“O nosso objetivo é mostrar para as empresas que, com baixo ou nenhum investimento financeiro, é possível alavancar seu negócio com pesquisa, inovação e tecnologia em conjunto com a Universidade”, comentou Hernández.
Segundo o presidente da Agência, Aroaldo da Silva, a iniciativa visa aproximar o setor público e as instituições de ensino.
“É muito importante que seja feita essa aproximação entre as empresas e as instituições de ensino. Somente aproximando os diversos setores da sociedade é que vamos conseguir dar um salto de qualidade na nossa região, seja na inovação, tecnologia, como em outras áreas”, comentou o Silva.
Entre os apoiadores também está a Rede de Gestores de RH, AGERH (Associação dos Gestores de Recursos Humanos) e Moderna Emprego. Participaram representante das Prefeituras de Santo André, Diadema, Mauá, e Ribeirão Pires, através das secretarias de desenvolvimento, SENAI, Instituto Adolfo Lutz, Sindicato dos Químicos, Consórcio ABC, Parque Tecnológico de Santo André, bem como as empresas Universo Tintas, Nova Analítica Importação e Exportação, Princípia Júnior, Insider Store, Blue Sttell, Yuzi Cosmetics Indústria, MR Manutenção de Equipamentos, entre outras.