Diadema cria espaço de diálogo entre empresas e a Vigilância Sanitária
Reunião contou a participação da vice-prefeita Patty Ferreira: “Queremos criar políticas voltadas às empresas para fomentar novos negócios e fortalecer as que já estão no município.”
- Data: 03/02/2023 16:02
- Alterado: 03/02/2023 16:02
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:PMD
Na última terça-feira (31), aconteceu a segunda reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), a Vigilância Sanitária e as empresas do Polo Cosmético de Diadema para discutir a proposta de desburocratização de alguns processos de licenciamento, sem diminuir o rigor das análises de risco sanitário. O encontro aconteceu na sede da Vigilância Sanitária, em Diadema.
A reunião contou com a participação de representantes das empresas Greentech Brasil, Davene, Yuzi Cosméticos, Arte dos Aromas, Ásia Pacific e Syntonics do Brasil, além da Fatec Diadema e do CIESP Diadema.
Grande entusiasta do setor de cosméticos e beleza, formada em Tecnologia de Cosméticos pela própria Fatec, a Vice Prefeita e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patty Ferreira, abriu a reunião dando boas vindas a todos: “É uma grande satisfação contar com a presença de todos e estamos abertos para ouvir o que cada um tem a dizer. Queremos criar políticas voltadas às empresas para fomentar novos negócios e fortalecer as que já estão no município, pois aqui na cidade temos o papel de unir todos os setores, ouvir e construir juntos.”
Na ocasião também foi anunciada a contratação de um aluno do curso de cosméticos da Fatec de Diadema para estagiar na Vigilância Sanitária, contratação esta que se deu por intermédio da SEDET, envolvendo Polo Cosmético, Fatec e a Vigilância. “Isto é um passo muito importante, pois o profissional vai pro mercado de trabalho já sabendo de todas as exigências legais para a licença Sanitária,” afirmou Patty.
“Ser recebido pelos profissionais da Vigilância Sanitária estreita os relacionamentos entre a indústria, nós técnicos e a vigilância local,” disse Lúcia Bueno, coordenadora do Polo Cosmético. “Nosso papel é de articulação e procuramos ouvir todos. Este é um grupo muito interessado em trocar conhecimentos e esta troca de experiências e partilha de saberes são muito importantes para o fortalecimento do Polo Cosmético.”
Na reunião foi apresentada a proposta da Vigilância Sanitária para lançar uma cartilha e proporcionar treinamento para profissionais e técnicos. Foram tiradas muitas dúvidas das empresas e apresentados os avanços que a prefeitura tem trazido ao setor.
“Com o próximo encontro já marcado, a minha expectativa é que a gente consiga ampliar o diálogo com mais empresas e aproveitar esse espaço para a troca de experiências de ambos os lados,” concluiu Cristina Marins, coordenadora de Vigilância em Saúde.