Busca ativa de Tuberculose começa na quarta-feira

Equipes de saúde de Diadema incentivarão o exame para pessoas com tosse há pelo menos três semanas

  • Data: 14/03/2023 17:03
  • Alterado: 14/03/2023 17:03
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Busca ativa de Tuberculose começa na quarta-feira

Crédito:Arquivo PMD

Você está em:

De 15 a 28 de março, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diadema intensificarão as atividades de busca ativa para sintomáticos respiratórios, ou seja, pessoas com sintomas sugestivos de tuberculose (TB), a exemplo de tosse há mais de três semanas. Também participarão da busca ativa, equipes do Consultório na Rua, rede hospitalar e Centro de Detenção Provisória (CDP) para identificar quem apresenta os sintomas da doença e realizar o exame específico.

O objetivo é identificar precocemente a doença e interromper a cadeia de transmissão. “Todos os sintomáticos respiratórios identificados devem coletar duas baciloscopias de escarro para confirmação do diagnóstico e, se confirmado, devem iniciar imediatamente o tratamento”, alertou a enfermeira do serviço de Epidemiologia e Controle de Doenças (ECD) e responsável pelo programa de tuberculose em Diadema, Edineide de Brito Sousa.

De acordo com dados da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), houve aumento de casos novos da doença em 2022, em comparação com anos anteriores. Em 2020, foram registrados 146 casos de TB; no ano de 2021, o diagnóstico chegou para 143 pessoas. Já, no ano passado, foram 192 casos novos.

Ajuda

A tuberculose é causada pelo bacilo de Kock. Os sinais mais comuns são tosse prolongada (três semanas ou mais), febre baixa, cansaço excessivo, sudorese noturna, rouquidão, falta de apetite e perda de peso.

A doença atinge principalmente os pulmões, mas pode acometer também rins, ossos, olhos, entre outros órgãos.  “Quem está com os sintomas deve procurar brevemente o serviço de saúde. As Unidades Básicas estão abertas, de segunda a sexta-feira, e as equipes qualificadas para fazer o diagnóstico”, ressalta Edineide. O tratamento é feito com antibióticos por, no mínimo, seis meses de acordo com a gravidade de cada caso.

Intensificação

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza duas campanhas de Busca Ativa de Tuberculose por ano: a primeira em março, quando é celebrado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24/03), e a segunda em setembro.

Para atualizar o conhecimento das equipes que atuam nos casos de TB, seja na suspeita, diagnóstico ou acompanhamento, em relação ao Plano Nacional de Combate à Tuberculose e os protocolos para o manejo da doença, a SMS em parceria com a SPDM/PAIS promove o curso de Atualização em Tuberculose (TB) para Profissionais da Atenção Básica. A capacitação ocorre, entre os dias 20 e 31 de março, para 40 médicos da rede municipal.

Compartilhar:

  • Data: 14/03/2023 05:03
  • Alterado:14/03/2023 17:03
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados