Letícia Freitas garante duas medalhas no Pan-Americano de Paratriathlon em Sarasota
A brasileira foi campeã no Team Relay e prata na categoria PTVI
- Data: 15/03/2023 13:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Letícia Freitas
Crédito:Divulgação
No último final de semana a atleta paralímpica Letícia Freitas conseguiu colocar o Brasil no pódio em duas provas no Campeonato Pan-Americano de Triathlon em Sarasota. A atleta que é da categoria PTVI (para deficientes visuais) disputou o Team Relay (equipe formada por dois home e duas mulheres, de determinados grau de deficiência e disputam o revezamento) e a disputa individual.
A prova do Team Relay foi a primeira do cronograma, e o time composto pela Letícia Freitas, sua atleta guia Giovana Opipari e os atletas Ronan Cordeiro, Jessica Messali, Jorge Fonseca e José Carlos, dominou a prova colocando o Brasil no topo e com a medalha de ouro no peito.
Em seguida a atleta disputou o Pan-Americano na categoria PTVI e junto com a atleta guia, conquistaram a medalha de prata, ficando atrás de uma atleta dos Estados Unidos (que Letícia nunca havia competido contra ela) e com o bronze completou o pódio o Canadá (4º lugar no ranking mundial).
As atletas ficaram felizes com a medalha de prata, sabendo dos ajustes necessários para dar sequência na temporada de competições, mas Letícia comemorou muito também o fato de ter alcançado os objetivos determinados para esta competição.
“Sei que temos alguns ajustes a serem feitos, mas estou feliz que consegui atingir o tempo que havia determinado. Ao lado da Gi conseguimos finalizar a prova com o tempo de 1 hora e 12minutos, que foi a meta que eu havia definido, foi muito bom alcançar este feito e também de ter finalizado a frente de uma atleta do Estados Unidos, que eu vinha encontrando com ela e sempre perdendo por pouco, e dessa vez consegui evoluir e ganhar. Foi só um passo, um degrau, ainda tem muito pela frente, agora é seguir treinando e focar nas próximas competições.”.
Com este resultado Letícia Freitas que estava na 13ª colocação do ranking mundial, agora é a 11ª do mundo. Para classificar pelo ranking para os Jogos Paralímpicos de Paris, a atleta deve estar em 9º lugar até julho de 2024.
A atleta brasileira já retornou para o Brasil e estará presente no próximo dia 19 de março na Corrida Maluca, em São Bernardo do Campo, onde é a embaixadora desta ação socio esportiva inclusa da ONG Adote um Cidadão que comemora 24 anos fazendo a diferença na vida de pessoas com deficiência para uma sociedade mais justa e igualitária.