Obras de sete UBSs avançam em Diadema
Após termino das intervenções, 95% das Unidades Básicas de Saúde da cidade estarão contempladas pelo Programa UBS Nota 10
- Data: 16/03/2023 10:03
- Alterado: 16/03/2023 10:03
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade Cotrim
O município de Diadema chegará a 95% das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) reestruturadas ainda no primeiro semestre de 2023. Para isso, 12 Unidades já foram reformadas, desde dezembro de 2021, e sete estão com obras em andamento (ABC, Eldorado, Inamar, Maria Tereza, Nogueira, Real e Reid), por meio do Programa “UBS Nota 10. Mais acolhedora. Mais acessível. Mais humana”.
“Desde quando assumi como secretário estou acompanhando de perto a reforma de todas as UBSs. Quando você melhora a estrutura física das unidades, também melhora o atendimento para população e trabalhadores, por isso, estou muito otimista com esses avanços da saúde na nossa cidade. Vou continuar trabalhando para intensificar cada vez mais essas melhorias”, explicou o secretário de Saúde, José Antônio da Silva.
Entre as principais intervenções realizadas nas UBSs estão troca de telhas, calhas e forros quando necessário, manutenção elétrica e de todas as esquadrias, janelas e caixilhos do prédio, impermeabilizações, troca de vidros caso haja algum danificado e pintura geral.
Além disto, três dessas unidades (ABC, Nogueira e Reid) estavam com os elevadores parados por falta de manutenção na gestão anterior. A equipe da Secretaria da Saúde trabalhou para reverter esse cenário e as unidades terão melhor acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de estarem agora cobertos por manutenção corretiva.
Obras em andamento
Na região Sul, o prédio da UBS Eldorado também interliga o serviço ao Pronto Atendimento (PA) da região. A unidade segue em obras e, após a conclusão da reforma, que inclui a revisão total do telhado e troca de calha, os serviços ficarão independentes, com entradas separadas, facilitando o fluxo de pacientes e a organização dentro de cada unidade.
UBS Nota 10
O programa criado no final de 2021 prevê equipe médica completa; abastecimento de remédios e insumos; vigilância patrimonial por videomonitoramento 24h; melhorias do espaço físico e padronização visual; manutenção preventiva; equipe de higiene e limpeza; equipe uniformizada; treinamento e sensibilização das equipes para a garantia de um atendimento de qualidade à população; rede de informatização, tanto em equipamentos como em conectividade; e implantação de dispositivos que possibilitem a prática de teleatendimento e teleconsulta.
Desde então, receberam o programa as Unidades Nações, Canhema, Centro, Vila Paulina, Ruyce, Nova Conquista, Conceição, Piraporinha, Casa Grande, São José, Serraria e Promissão.
As melhorias têm agradado aos usuários da UBSs. O resultado positivo foi mensurado por meio de pesquisa de satisfação disponível nos totens eletrônicos instalados nas Unidades.