Diadema institui plano de carreira de Guarda Civil Patrimonial
Lei complementar atende a uma reivindicação de mais de 30 anos e agora permite progressão para os servidores
- Data: 08/02/2023 19:02
- Alterado: 08/02/2023 19:02
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Marcos Luiz / PMD
Depois de três décadas, os Guardas Civis Patrimoniais (GCPs) da Prefeitura de Diadema ganham valorização e a garantia de progressão no quadro de carreira do funcionalismo. A Lei, recentemente aprovada, foi proposta pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã visando criar finalmente o plano de carreira vertical desses servidores.
Atualmente, a cidade conta com 125 GCPs. Todos eles, independentemente do tempo de serviço, ficaram estacionados/congelados na escala de referência “05” sem direito a nenhuma progressão salarial.
No fim do ano passado, o projeto de lei complementar com as mudanças foi enviado à Câmara Municipal. Os vereadores votaram a proposta e ela tornou-se lei no dia 26 de dezembro – a Lei Complementar nº 536/2022.
“Como a Municipalidade tem centenas de próprios que precisam de segurança patrimonial de qualidade, torna-se necessário e imprescindível retomar e valorizar a carreira desses GCPs, corrigindo uma situação que prejudicava esse precioso quadro de servidores”, explicou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Benedito Mariano. Para ele, a iniciativa também vai contribuir e impactar positivamente para a segurança geral do município.
De acordo com a nova lei, a Guarda Civil Patrimonial vai passar a ser oficialmente subordinada, administrativa e operacionalmente, à GCM – Guarda Civil Municipal.
Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, devido à falta de evolução na carreira, muitos GCPs se aposentaram, mas não houve reposição de pessoal, criando um déficit em todas as secretarias municipais. Sancionada, a nova proposta vai criar condições para que seja realizado concurso público na área.