Bloco Feminista realiza cortejos de carnaval em homenagem a Marielle Franco
O repertório é composto por mais de 30 músicas que falam diretamente com o feminismo
- Data: 09/02/2023 07:02
- Alterado: 09/02/2023 07:02
- Autor: Redação
- Fonte: Assessoria
Um Girassol na Avenida
Crédito:Divulgação
O Bloco Feminista nasceu em maio de 2021 nos atos pró-democracia e em outubro do mesmo ano, tornou-se Bloco de Carnaval. Estreou nas ruas levando alegria com muito glitter no Carnabril de 2022 e agora será seu primeiro ano no calendário oficial de carnaval da cidade. O tema será Um Girassol na Avenida e o bloco vem pra rua com mais de 100 integrantes, organizados em oito naipes entre bateria, canto, harmonia e corpo de baile. Serão duas saídas pelas ruas de São Paulo, no pré e pós-carnaval, nas datas de 12 (domingo) e 25 (sábado), com concentração sempre às 13h, no bairro Barra Funda (centro) e Jardim da União (zona sul), respectivamente.
Um Girassol na Avenida tem como inspiração e grande símbolo da luta e da prática do feminismo interseccional Marielle Franco: mulher preta, periférica, lésbica, de esquerda, militante de direitos humanos. Para o Bloco Feminista o seu legado ancestral é o girassol que racha o asfalto e cresce em meio a tantas tentativas de aniquilação.
A homenageada traz sabedoria e um sul para a construção de um feminismo que realmente possa falar com a sociedade. Uma grande inspiração política e estética para a construção do carnaval em 2023. A proposta não é retratar Marielle, mas sim, aprender com ela para criar um percurso a partir de sua inspiração, com todo respeito ao seu legado.
Alguns coletivos de movimento populares e culturais foram convidados para compor e participar do cortejo como: Instituto Marielle, APIB ( Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Afronte, Rua, MST e MTST.Além disso, a nossa homenageada ganha lugar de destaque em uma grande placa no Carro e outras homenageadas seguem em estandartes, como a Sônia Guajajara, Elza Soares , Gal Costa , Marsha P Johnson.
O repertório é composto por mais de 30 músicas que falam diretamente com o feminismo assim representado pelo bloco como: Banho de Folhas, Voltei pra Mim, Miss Beleza Universal, Mama África e Masculino Feminino , além de paródias e composições autorais com a Ora lê., de Kimani. Aqui o Repertório com as músicas que estão disponíveis no Spotify.
Cores 2023: Amarelo, Roxo e Vermelho.
Sobre o Bloco Feminista
O Bloco Feminista nasceu da vontade das mulheres de se unirem por seus direitos! A partir da organização e da centralidade das mulheres nos atos de 2021, nossas ações passaram a reunir uma centena de pessoas. Naquele momento, as ações se davam espontaneamente e o aprendizado do instrumento era feito no momento do encontro.
A partir dessa evolução orgânica, surge a união de dois coletivos liderados por mulheres: um de justiça social e outro de carnaval. Atualmente, o bloco é formado por uma bateria e um corpo de baile. Temos pontes com o centro da cidade de São Paulo e com regiões periféricas, como o bairro do Jardim União.
Ficha técnica:
Cortejo tema – Um Girassol na Avenida
Direção: Ana Moraes, Camila Midori, Carol Coltro, Helena Duarte, Jéssica Vieira, Ju Matheus, Natalie Amendola
Direção Artística: Camila Midori
Regentes: Camila Midori, Carol Oliveira e Natalie Amendola
Figurino: Camila Midori
Cenografia: Ana Moraes e Carol Coltro
Assessoria de Imprensa: Juliana Matheus
Social mídia: Ana Moares, Natalie Amendola, Jéssica Vieira
Canto:Camila Arruda, Kimani e Vanessa Café
Harmonia: Ester Reis e Helena Menezes
Naipes / Integrantes:
Agbê: 09
Agogô: 10
Caixa: 13
Corpo de Baile: 21
Surdo: 12
Tamborim: 10
Timbal: 08
Serviço:
Cortejos Bloco Feminista
Pré Carnaval
Data: 12 de fevereiro, domingo, das 14h às 18h.
Concentração: Rua Conselheiro Brotero, 506- Barra Funda.
Grátis
Pós-Carnaval
Data: 25 de fevereiro, sábado, dss 14h à 18h.
Concentração: Rua da União, 01 – Jardim da União .
Grátis
Mais informações:
Bloco Feminista
https://www.instagram.com/blocofeminista/