OMA Galeria anuncia representação da artista Mônica Ventura
A artista investiga questões relacionadas a sua ancestralidade afro-indígena e ao feminino, produzindo esculturas, instalações, objetos e pinturas
- Data: 09/02/2023 14:02
- Alterado: 09/02/2023 14:02
- Autor: Redação
- Fonte: OMA Galeria
Mônica Ventura
Crédito:Luan Batista
A OMA Galeria anuncia Mônica Ventura como nova integrante de seu corpo de artistas representados. Nascida em São Paulo, a artista trabalha diferentes mídias como esculturas, instalações, objetos e pintura para investigar questões relacionadas à ancestralidade e ao feminino.
De ascendência afro-indígena, Mônica cria obras que falam sobre a busca por identidade e a complexidade psicossocial de uma mulher racializada em diferentes contextos, frequentemente partindo de experiências pessoais. A artista ainda incorpora culturas, filosofias e processos de arquitetura e artesanato do continente africano e povos ameríndios à sua produção.
Com uma carreira jovem, mas em plena ascensão, Mônica tem entre suas principais exposições a performance “Recorte de um desejo” no Museu Afro em 2015 e a individual “O Sorriso de Acotirene” no CCSP em 2018; as coletivas “Histórias Feministas” em 2019 no MASP, “Estratégias do Feminino” 2019 no Farol Santander de Porto Alegre e “Enciclopédia Negra” em 2021 na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Nesta última, participou com a pintura que ilustra a capa do livro que deu origem à mostra.
Atualmente Mônica está exibindo suas obras em “Brasil futuro: as formas de democracia” no Museu Nacional de Brasília e “Mulheres que mudaram 200 anos” na Caixa Cultural de várias cidades pelo país, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
A artista tem ainda duas exposições individuais planejadas para esse ano, a primeira em um grande museu e a segunda na Galeria que passa a representar sua carreira a partir desse momento.
Serviço:
OMA Galeria
Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 — Jardins — São Paulo
Horário de funcionamento: terça a sexta das 14h às 19h e sábados das 10h às 15h