Programa de Recape passa pelo entorno da Praça da Sé e outros quatro trechos

Além da região central, o serviço chega nas zonas Sul, Leste e Norte em mais 131 mil metros quadrados

  • Data: 21/03/2023 08:03
  • Alterado: 21/03/2023 08:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Programa de Recape passa pelo entorno da Praça da Sé e outros quatro trechos

Recapeamento

Crédito:Prefeitura de SP

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Nesta segunda-feira (20), a Prefeitura de São Paulo inicia a execução de cinco novos trechos dentro do Programa de Conservação e Manutenção da Malha Viária. De Norte a Sul, o programa está em todas as regiões da cidade. O recape usa tecnologia de ponta, corrige os danos estruturais e recupera a via com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e pelo tráfego intenso.

As vias recebem asfalto de alta qualidade e pensado sob os princípios da economia sustentável. Os trechos finalizados oferecem mais segurança aos motoristas e pedestres, já que melhora a mobilidade nos locais com mais necessidades.

Confira os locais onde os trabalhos iniciam esta semana:

1) Lateral da Praça da Sé – Trecho compreendido entre a Rua Quinze de Novembro e a Praça Doutor João Mendes – Subprefeitura Sé. Início: 21/03/2023. Término previsto em 23/03/2023, em 3.425 metros quadrados;
2) Av. Ultramarino – Trecho compreendido entre a Av. Parada Pinto e a Rua Ires Leonor – Subprefeitura Santana-Tucuruvi. Início: 23/03/2023. Término previsto em 23/05/2023, em 11.342 metros quadrados;
3) Rua Doutor Jesuíno Maciel – Trecho compreendido entre a Rua Vieira de Moraes e a Av. Santo Amaro – Subprefeitura Santo Amaro. Início: 27/03/2023. Término previsto em 22/05/2023, em 29.253 metros quadrados;
4) Av. Olavo Egídio de Souza Aranha – Trecho compreendido entre a Rua Senador Elói de Souza e a Av. São Miguel – Subprefeitura Ermelino Matarazzo. Início: 27/03/2023. Término previsto em 23/05/2023, em 31.274 metros quadrados;
5) Av. Educador Paulo Freire – Ida e Volta (Inclui Alça de Retorno) – Trecho compreendido entre o Rio Cabuçu de Cima e a Av. Morvan Dias de Figueiredo (Marginal Tietê – Pista Local) – Subprefeitura Vila Maria-Vila Guilherme. Início: 28/03/2023. Término previsto em 22/06/2023, em 56.072 metros quadrados.

O serviço acontece, preferencialmente, depois das 23 horas, para não prejudicar a mobilidade. A Secretaria Municipal das Subprefeituras realiza em campo, um controle rigoroso das ações, com um mapeamento inédito de todas as vias elegíveis para recapeamento, cronograma enxuto e pontual sobre o que a engenharia chama de patologias do asfalto (desde irregularidades provocadas por trincas, quanto problemas estruturais que enfraquecem o revestimento da via). As intervenções corrigem os danos estruturais e recupera as vias com material resistente à fadiga provocada pelo tempo e tráfego intenso.

Após o serviço finalizado pelo programa de conservação e manutenção da malha viária, as vias entram no cronograma da CET para sinalização. Todas as previsões de entrega foram cumpridas e o tempo de execução, em média de 120 dias, abreviado em grandes avenidas.

O Programa

O recapeamento em curso na cidade usa as tecnologias da informação e de engenharia para diagnosticar as condições e os problemas nas vias, soluções de recomposição do pavimento de acordo com a patologia apresentada e recuperação da malha viária com asfalto de qualidade superior como o SMA (Stone Matrix Asphalt, composto por polímero e fibra). Essa mistura é utilizada na Europa em países como a Alemanha, Suécia e Inglaterra, sendo mais resistente à fadiga.

No momento, são 63 os trechos em andamento que totalizam uma área de quase 1,9 milhões de metros quadrados. Somando as áreas já concluídas e as novas contratadas, o programa ultrapassa a marca de 4,5 milhões de metros quadrados. Desde o dia 20 de junho de 2022 – início do programa, os 92 trechos finalizados correspondem a mais de 2,5 milhões de metros quadrados.

Previsto em contrato, o programa é realizado de maneira sustentável, com a utilização do RAP espumado. Entre os critérios considerados para a escolha destas vias, estão o volume de tráfego e a deterioração do pavimento existente, demanda de transporte coletivo sobre pneus, histórico de operação de conservação de pavimentos viários, além de outras demandas da própria comunidade.

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  • Data: 21/03/2023 08:03
  • Alterado:21/03/2023 08:03
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