Alunos e professores de escolas públicas se preparam para Solve For Tomorrow

Equipes de todo o Brasil já estão trabalhando em projetos inovadores para o programa de cidadania corporativa da Samsung

  • Data: 21/03/2023 11:03
  • Alterado: 21/03/2023 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Samsung
Alunos e professores de escolas públicas se preparam para Solve For Tomorrow

Crédito:Divulgação

Você está em:

A próxima edição do Solve For Tomorrow já está movimentando alunos e professores de escolas públicas de todo o Brasil. O programa global de Cidadania Corporativa da Samsung chegou ao país em 2014, e em 9 edições já envolveu mais de 168.559 estudantes, 36.420 professores e 6.049 escolas públicas. Sabendo do impacto da iniciativa na vida dos que participam da iniciativa, grupos de estudantes de diferentes estados se mobilizam para criar soluções inovadoras a serem apresentadas no momento da inscrição. Confira abaixo como algumas escolas já estão se preparando para a próxima edição do programa.

O que esperar da próxima edição do Solve For Tomorrow

Na Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada em São Carlos, no interior Paulista, existe um planejamento para que mais professores participem da próxima edição do programa. Além disso, os educadores e a direção têm uma meta para que a escola seja cada vez mais sustentável, por isso, é provável que os projetos da instituição sigam essa linha. Uma das professoras de química da escola, Barbara Guedes Rodrigues, afirma que já tem uma equipe trabalhando na ideia de um protótipo com foco em sustentabilidade e saúde. “Estamos estudando um projeto que une reciclagem e atividade adaptada. Ele está alinhado com outras disciplinas da escola”, explica.

Já na Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, em Coari (AM), ao menos trinta alunos já mostraram interesse em participar da próxima edição do Solve For Tomorrow Brasil. Até o momento, já foram discutidos projetos com foco em sustentabilidade, produção alternativa de alimentos, biotecnologia. Segundo o professor de biologia, Fabio Cano, estão sendo trabalhadas ideias que contemplam a criação de uma horta, um aparelho de eletroforese e um projeto de hidrelétrica. “Já demos início a seis projetos inéditos e demos continuidade a um outro protótipo, desenvolvido anteriormente por uma das equipes da escola”, afirma.

Em Manacapuru (AM), os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré se preparam desde a 9ª edição, realizada em 2022. “A escola vem se preparando desde o fim do ano letivo de 2022, estimulando os alunos com ideias a serem pesquisadas, rodas de conversa com a equipe finalista da última edição”, afirma o professor Galileu da Silva Pires. Ele conta ainda que já existem dois projetos em desenvolvimento na escola. Um deles já em etapa bem avançada de prototipagem e outro em processo de testes em campo. “É provável que os protótipos inscritos alcancem as áreas socioeconômica, ambiental e de saúde, que são exemplos das Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica.

Galileu conta ainda que mais de 100 alunos da instituição mostraram interesse em participar da próxima edição do Solve For Tomorrow Brasil. Eles já formaram grupos de pesquisa e estão buscando novos temas para trabalharem no decorrer do programa. Além disso, outras escolas já procuraram a instituição para fornecer apoio no desenvolvimento de ideias, na criação de protótipos e em sua participação no programa de forma geral.

“O processo de pesquisa que antecede a fase de testes e a criação final dos protótipos é muito importante para o avanço dos projetos”, afirma Anna Karina Pinto, diretora de Marketing Corporativo da Samsung Brasil. “Em nove edições, o Solve For Tomorrow Brasil contou com protótipos altamente inteligentes, inovadores e efetivos, desenvolvidos por alunos e professores com alta capacidade criativa. Esse histórico é um dos motivos pelos quais elevamos as nossas expectativas para a próxima edição”.

“É muito interessante como a participação no Solve for Tomorrow Brasil e a expectativa para as próximas edições, ano após ano, estimulam as escolas a adotarem de maneira mais ampla o trabalho por projetos, de forma a aprimorar essa prática e engajar cada vez mais docentes e estudantes”, avalia Beatriz Cortese, Diretora Executiva do Cenpec, organização responsável pela coordenação geral da iniciativa. “Assim, um dos legados de cada edição é o aperfeiçoamento do olhar para a conexão entre os conteúdos escolares e a vida real, com seus desafios”.

Compartilhar:

  • Data: 21/03/2023 11:03
  • Alterado:21/03/2023 11:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Samsung









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados