Ações educativas em Diadema mostram que álcool e volante não combinam
Objetivo é criar hábitos conscientes para um trânsito seguro e reduzir o número de acidentes
- Data: 14/02/2023 13:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Ações educativas em Diadema mostram que álcool e volante não combinam
Crédito:Mauro Pedroso
A Secretaria de Mobilidade e Transporte de Diadema iniciou uma série de ações educativas sobre trânsito seguro para mostrar que misturar volante e álcool não dá certo. Essas ações estão sendo realizadas nos terminais de ônibus e nos grandes cruzamentos e vão se estender até depois do Carnaval.
Em um dos quadros, o Diabo pede carona ao motorista alcoolizado sob os olhares esperançosos da Dona Morte e de sua foice de ceifar almas. Mas, então, a Anja interfere e acaba convencendo o folião a não dirigir. O Diabo não se dá por vencido e tenta convencer outros pedestres a atravessarem a faixa em meio aos veículos, sem aguardar o momento certo.
Em esquete concebida para ser apresentada nos terminais, os atores da Cia Sopa de Comédia desestimulam o uso de álcool e mostram os cuidados que os pedestres devem ter para uma travessia segura, como não olhar para o celular enquanto estiver andando, e de preferência sem fones de ouvido. Eles também desenvolvem conceitos de cidadania como o respeito aos assentos e filas preferenciais.
As ações educativas nos terminais estão sendo realizadas no período da manhã, e à tarde o quadro ‘Se Beber Não Dirija, Se Dirigir não Beba’ é apresentado nos cruzamentos de grande movimentação de pedestres e veículos.
“O foco das ações educativas é a criação de hábitos conscientes para aumentar a segurança e reduzir o número de acidentes”, disse Vanderly Lima, secretário de Mobilidade e Transportes.