Encenação do Drama da Paixão em Santana de Parnaíba acontece em abril

Espetáculo considerado o segundo maior do Brasil, tem a participação de 400 atores em um palco de 6 mil metros quadrados

  • Data: 24/03/2023 14:03
  • Alterado: 24/03/2023 14:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaiba
Encenação do Drama da Paixão em Santana de Parnaíba acontece em abril

Drama da Paixão

Crédito:Divulgação

Você está em:

A encenação teatral do Drama da Paixão, em Santana de Parnaíba, na grande São Paulo, acontece nos próximos dias 06, 07 e 08 de abril. O espetáculo considerado a segunda maior encenação da Paixão de Cristo no Brasil, está completando 26 anos em 2023 e umas novidades deste ano é que a Prefeitura de Santana de Parnaíba está iniciando a construção em alvenaria dos cenários que integram a encenação em uma área de 6 mil metros quadrados de palco e deve receber um público de mais de 30 mil pessoas, nos três dias de espetáculos gratuitos.

Os cenários estão sendo construídos em uma área total de 15 mil metros quadrados, onde além do palco está sendo montada arquibancada e toda a infraestrutura para a realização do espetáculo junto a represa Edgar de Souza, nas margens do rio Tietê, na rodovia dos Romeiros. Os técnicos estão trabalhando na implantação de todo cenário onde os mais de 400 atores, figurantes e dançarinas se apresentarão. Este ano a prefeitura de Santana de Parnaíba está iniciando a construção de cenários em alvenaria que ficarão em definitivo como a reprodução da Jerusalém da época de Cristo onde ocorreu o Drama da Paixão.

“Nosso objetivo é construir todo o cenário em alvenaria, para que se transforme em um local de visitação permanente durante todo o
ano”,
explicou Valmir Damas, Secretário Municipal de Cultura e Turismo.

O Secretário explicou que neste ano está sendo construindo um aqueduto romano, com 120 metros de extensão e que já faz  parte do cenário permanente. Damas disse que após a conclusão do espetáculo deste ano a prefeitura já deverá licitar a construção dos palácios que integram o cenário. “Queremos transformar o local em um ponto de turismo como acontece no Nova Jerusalém”, concluiu o secretário.

O espetáculo

Considerado a segunda maior encenação da Paixão de Cristo do Brasil, ficando atrás apenas de Nova Jerusalém, no interior de Pernambuco. A encenação da Paixão de Cristo em Santana de Parnaíba, está completando 26 anos em 2023. Como ocorre todos os anos o espetáculo é dividido em duas etapa, na primeira é sempre contada uma passagem do antigo testamento, e a segunda parte acontece a encenação dos últimos momentos de Cristo.

Neste ano a primeira parte conta a história do Rei Davi, a passagem em que ele mata o gigante Golias até se tornar rei de Israel. O espetáculo ao todo possui cerca de três horas de duração em 11 cenários diferentes, espalhados em 6 palcos, em uma total de 6 mil metros quadrados. O diretor do espetáculo Edmilson Andrade lembra que a encenação da Paixão de Cristo é um novo espetáculo a cada ano. Além da troca de uma parte da história todos os anos, com passagens diferentes do antigo testamento, o espetáculo sempre trás novidades na encenação do drama. Este ano foi introduzidas duas novas cenas, o nascimento de Jesus na manjedoura em Belém e o batismo feito por João Batista no rio Jordão. “Nós queremos que o público tenha um espetáculo novo todo ano. Esse é um dos motivos do espetáculo atrair o público todos os anos”, completou Andrade. Ao todo o espetáculo possui a participação de 400 pessoas entre figurantes, atores e bailarinas. Além de mais de 200 pessoas envolvidas diretamente na produção e na realização do espetáculo que espera receber um público acima de 30 mil pessoas nos três dias de apresentações. A entrada é gratuita e as apresentações acontecem a partir das 20h30. A Prefeitura de Santana de Parnaíba está pedindo ao público a doação de 1kg de alimento não perecível que poderá ser entregue no local do espetáculo, onde será montado um posto de arrecadação.

Serviço
Encenação da Paixão de Cristo
Local – Estrada dos Romeiros, km 40, ao lado da barragem Edgar
de Souza, portão 02 – Santana de Parnaíba.
Data – 06, 07 e 08 de abril
Horário – 20h30 (os portão serão abertos às 18 horas)
Entrada Franca

Compartilhar:

  • Data: 24/03/2023 02:03
  • Alterado:24/03/2023 14:03
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de Santana de Parnaiba









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados