‘Semana Una-se, Mulher’ termina com lançamento de carreta para exames
Evento realizado pela SP Mulher com serviços gratuitos para o público feminino reuniu mais de mil mulheres
- Data: 24/03/2023 19:03
- Alterado: 24/03/2023 19:03
- Autor: Redação
- Fonte: Governo de SP
Participantes posam com a secretária Sonaira Fernandes diante da carreta que percorrerá o Estado em abril
Crédito:Divulgação
Iniciativa da Secretaria de Políticas para a Mulher (SP Mulher), a “Semana Una-se, Mulher”, que se encerou nesta sexta-feira (24), no Memorial da América Latina, contou com a participação ativa de mais de mil mulheres. O encerramento da semana com debates e atividades teve como destaque o lançamento da carreta-móvel para a realização de exames de ultrassom e Papanicolau. O equipamento deve percorrer o Estado de São Paulo no mês de abril, como ferramenta para prevenção e diagnóstico de doenças femininas.
A secretária da SP Mulher, Sonaira Fernandes, avaliou o evento como produtivo e com muita representatividade. “Encerramos essa semana maravilhosa com um saldo positivo na troca de experiência em todos os setores, trazendo informações para as mulheres com várias temáticas sobre saúde, violência de todos os tipos, empreendedorismo”, disse. “Pela primeira vez temos uma pasta para cuidar de nós, mulheres. Com este evento, reafirmamos o quanto é importante falar sobre tudo isso e encontrar caminhos na prática, nas experiências de cada mulher, nessa troca de conhecimento”, completou.
O evento contou com palestras e debates de representantes de entidades civis, empresárias, voluntárias, médicas, integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e de outros segmentos da sociedade.
Com uma trajetória pela causa das mulheres, a presidente do Conselho da Condição Feminina, Rose Correa, comemorou a criação da Secretaria voltada ao público feminino. “A mulher tem que ser atendida com dignidade em todas as esferas públicas e hoje comemoro um sonho realizado”, afirmou. “O Conselho trabalhará em parceria com a Secretaria, pois seu papel é trazer as demandas da sociedade civil para as entidades e o poder público”, concluiu.
Durante toda a semana, além de exames de glicemia e aferição de pressão arterial, atendimentos e capacitações foram realizadas pelo Banco do Povo, Desenvolve São Paulo, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (FAESP), Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Sutaco (Subsecretaria de Trabalho Artesanal nas Comunidades) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas)