Arquitetura e patrimônio cultural são temas da programação da Casa das Rosas
Localizado na Avenida Paulista, o museu pretende abordar a história do casarão e da região onde está inserido
- Data: 25/03/2023 12:03
- Alterado: 25/03/2023 12:03
- Autor: Redação
- Fonte: Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O museu pretende abordar a história do casarão e da região onde está inserido
Crédito:André Hoff
O museu Casa das Rosas preparou algumas atividades para o mês de abril que abordam a arquitetura do casarão, a história da cidade e da Avenida Paulista, além de questões gerais sobre patrimônios históricos. Trata-se de palestras e oficinas gratuitas, e as pessoas interessadas não precisam ter conhecimento prévio sobre os temas. A instituição integra a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
Com o objetivo de resgatar a história da Avenida Paulista, local onde a Casa das Rosas está inserida e que conta muito sobre a cidade de São Paulo, no dia 11 de abril, das 19h às 21h, haverá a atividade O engenheiro, o comércio e a avenida: entre a memória da Casa das Rosas e a construção. A palestra, ministrada por Carlos Moura, historiador com pesquisas voltadas para história urbana, domesticidade, habitação e patrimônio cultural, será acessível na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Inscrições no .
Como parte do curso , que iniciou no sábado (1) na Casa das Rosas, no dia 15 de abril será apresentada uma sessão ao ar livre dos episódios Mausoléu, Vestígio e Restauro da série Monumentos (2002), realizada pelo Sesc TV, em parceria com a historiadora Lucília S. Siqueira em coprodução da Ebisu Filmes e Loma Filmes. Após a exibição, o público poderá participar de um bate-papo com o diretor Paulo Pastorelo. A atividade será realizada no jardim do museu e não há necessidade de inscrição.
E finalizando a programação do mês voltada ao patrimônio e arquitetura, no dia 26 de abril, das 19h às 21h, acontecerá a palestra Diálogos transnacionais e habitação: a história da Avenida Paulista, com Michele Dias, doutoranda em História pela UNICAMP voltada à História Urbana e História da Habitação. Os interessados podem se inscrever
Acompanhe a agenda completa no site da instituição: Casa das Rosas.