Itaú Cultural recebe Laerte e Eduardo Tolentino em conversas com Grupo LaMínima

Os artistas do grupo são os anfitriões das conversas que acontecem nas tardes da última semana de apresentações no IC

  • Data: 17/02/2023 15:02
  • Alterado: 17/02/2023 15:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural recebe Laerte e Eduardo Tolentino em conversas com Grupo LaMínima

A Divina Farsa - LaMínima

Crédito:Melissa Guimarães

Você está em:

De 22 a 26 de fevereiro (quarta-feira a domingo), o Itaú Cultural realiza a última semana da temporada do espetáculo A Divina Farsa na casa, e convida o público a conhecer os processos de construção da montagem, que comemora os 25 anos do LaMínima. Nestes dias – sempre às 16h de quarta-feira a sábado, e às 15h no domingo –, Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim, artistas da companhia, conduzem uma série de cinco encontros diários com os profissionais que participaram da criação de A Divina Farsa: os dramaturgos Alessandro Toller e Newton Moreno, a cartunista Laerte, o músico e compositor Marcelo Pellegrini, a diretora Sandra Corveloni e o diretor Eduardo Tolentino de Araújo.

Este projeto foi contemplado pela 37ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura. Como toda programação do Itaú Cultural, a temporada e os encontros são gratuitos e os interessados devem reservar seus ingressos pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br).

A série de conversas começa na quarta-feira, dia 22, com Toller e Moreno, que trazem o tema Dramaturgia & Palhac¸aria,. A dupla aborda o processo colaborativo para a estruturação da peça, apostando que, para a construção de um espetáculo cômico é necessário um jogo intenso e sincero entre o artista e o público, conduzido por uma dramaturgia em forma de texto, música ou gestos.

Na quinta-feira, 23, Laerte é quem conversa com os artistas Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim, a partir do tema Novas Formas de Humor. Parceira antiga do LaMínima,  a cartunista aborda conceitos e técnicas do humor, que vêm passando por revisões de representatividade em seus discursos e direcionamentos, tendo como consequência a reflexão: “do que ou de quem se pode rir?”

Musicalidade Excêntrica é o tema que conduz o terceiro encontro da série, na sexta-feira, dia 24, que recebe Pellegrini, autor da direção musical e da música original do novo espetáculo. Anfitriões e convidado conversam sobre como a musicalidade faz parte do aprimoramento do palhaço e como esses fundamentos são aplicados no repertório do LaMínima.

Sandra Corveloni participa do bate-papo no sábado (dia 25), quando o encontro dá luz à Direção Artística, que em A Divina Farsa é assinada pela convidada. Das experiências nos bastidores e no palco, Sandra conversa com o trio de artistas da companhia sobre o processo de concepção e direção do espetáculo e o trabalho colaborativo do grupo.

A série fecha no domingo, 26, quando a conversa permeia o tema do novo espetáculo do LaMínima: as Mitologias. A proposta é discutir os aspectos de construção de mitologias e/ ou mitos, e suas implicações no cotidiano.

Em cena

Em cartaz desde o dia 1, no Itaú Cultural, a temporada de estreia de A Divina Farsa segue até o dia 26 de fevereiro (sempre de quarta-feira a domingo). Os ingressos podem ser reservados pela plataforma INTI (com acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br). Os ingressos são gratuitos e já estão esgotados, mas todas as programações da organização contam fila de espera presencial, para a aquisição dos ingressos cujas reservas não foram validadas até 10 minutos antes do início da sessão e perderam a validade.

O novo espetáculo do LaMínima mantém a comicidade e as referências aos acontecimentos atuais utilizados pela companhia, em uma trama na qual os deuses Apolo e Dionisio vêm à Terra para salvar a humanidade. Eles vão parar em um circo mambembe – espaço que acolhe os mais diferentes tipos de pessoa e, na montagem, faz referência à importância da coletividade e à história do teatro.

SERVIÇO:

Encontro com Profissionais – processos de concepção de A Divina Farsa

De 22 a 25 de fevereiro (quarta-feira a sábado), às 16h

Dia 26 de fevereiro (domingo), às 15h

Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: 60 minutos aproximadamente

Classificação Indicativa:  Livre

Espetáculo A Divina Farsa

Com o grupo LaMínima. Dramaturgia: Newton Moreno, Alessandro Toller e LaMínima. Direção Artística: Sandra Corveloni

Temporada de estreia no Itaú Cultural:

Até 26 de fevereiro (sempre de quarta-feira a domingo)

De quarta-feira a sábado, às 20h. Domingos e feriados, às 19h

Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)

Capacidade: 224 lugares

Duração: 80 minutos

Classificação Indicativa: não recomendado para menores de 14 anos (possui diálogos eróticos e cenas sensuais)

Entrada gratuita

Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural

As reservas de ingressos para cada semana, abrem sempre na quarta-feira da semana anterior, a partir das 12h.

Fila de espera em programações com ingressos esgotados:

Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os ingressos que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório, perdem a validade e ser­­ão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.

Compartilhar:

  • Data: 17/02/2023 03:02
  • Alterado:17/02/2023 15:02
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados