Congresso internacional em São Paulo irá abordar aplicações clínicas da cannabis medicinal
O objetivo principal é enriquecer a abordagem do tema para congressistas interessados nesta prática, incluindo, além de médicos e estudantes de medicina, também outros profissionais
- Data: 29/03/2023 16:03
- Alterado: 29/03/2023 16:03
- Autor: Redação
- Fonte: FMABC
Crédito:Divulgação
A Associação Pan-Americana de Medicina Canabinoide (APMC) realizará de 11 a 13 de maio em São Paulo a primeira edição do Congresso Internacional de Canabis Medicinal. O evento, que terá palestras on-line e presenciais, contará com especialistas de diversas nacionalidades que discutirão o cenário das aplicações clínicas de cannabis como estratégia terapêutica.
O objetivo principal é enriquecer a abordagem do tema para congressistas interessados nesta prática, incluindo, além de médicos e estudantes de medicina, também outros profissionais e estudantes de áreas da saúde como odontologia e veterinária, havendo salas específicas para essas especialidades. O congresso pretende aprofundar a discussão para o uso dos medicamentos em diversas patologias. O evento também contará com atualizações e mesas redondas, nas quais palestrantes e congressistas dividirão experiências da prática clínica.
Dentre os convidados internacionais estarão presentes os argentinos Sergio Mendes Garrido, abordando o tratamento da dor e cuidados paliativos com cannabis, o biólogo Dario Andrinolo, que falará sobre as diferenças entre cannabis regulamentada e artesanal, além da uruguaia Raquel Peyraube, especialista em Endocanabiologia, que falará sobre o uso problemático de drogas.
Além dos internacionais, o congresso também contará com a participação de destaques brasileiros, como a odontóloga Monique Xavier, falando sobre fitocanabinóides na ortodontia e pacientes especiais; o dermatologista Guilherme Marques, abordando o uso da cannabis na dermatologia; O neurologista Flavio Rezende, tratando de esclerose múltipla; O reumatologista Osvaldo Antônio Haider, explanando sobre fibromialgia e osteoartrite; e o veterinário Tarcisio Barreto, abordando neurociência e neurologia na medicina veterinária canabinoide.
“Com os recentes acontecimentos que envolvem a liberação da distribuição de produtos à base de cannabis pelo SUS, decidimos realizar este congresso internacional para reforçar os inúmeros benefícios que a medicina canabinoide pode oferecer em diversas áreas, seja ela odontológica, neurológica, entre outras”, afirma o Dr. Rubens Wajnsztejn, diretor da entidade e professor do Centro Universitário FMABC.
O congresso irá ocorrer no Hotel Radisson Paulista, e as inscrições poderão ser feitas, com descontos, pelo site até o dia 28 de abril. Após essa data, será cobrado o mesmo valor de inscrição feita diretamente no local de realização do evento, a partir das 8h do dia 12 de maio de 2023. Mais informações e programação completa pelo site: www.cannabispanam.com.
A APMC
A Associação Panamericana de Medicina Canabinoide (APMC) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por profissionais médicos, que incluem em seu repertório terapêutico produtos derivados da Cannabis sativa com fins medicinais. Abrangendo todo continente americano, a APMC busca ser a referência de informação aos médicos de todas as especialidades e aos estudantes de medicina.
A Sede da APMC fica no Brasil, na cidade de Santo André, no campus do Centro Universitário FMABC, onde contam com apoio diário de estudantes de medicina e realizam reuniões semanais com os comitês de cada especialidade médica, para alinhamento de informações, discussão de novidades e debate de assuntos prioritários.