Atacarejo e e-commerce são as apostas da Coop para 2023

Rede de supermercados que faturou R$2,8 bilhões em 2022, agora investe em novo modelo de negócio, e-commerce e dois supermercados no ABC

  • Data: 31/03/2023 10:03
  • Alterado: 31/03/2023 10:03
  • Autor: Be Nogueira
  • Fonte: ABCdoABC
Atacarejo e e-commerce são as apostas da Coop para 2023

Pedro Mattos

Crédito:Divulgação

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Em uma coletiva de imprensa, realizada na quarta-feira (29), o CEO e diretor geral da Coop Supermercados, Pedro Mattos, falou sobre as expectativas para 2023, com atacarejo e drogarias no interior de São Paulo. Mais a inauguração de dois supermercados no ABC, um já em construção, na Av Dom Pedro II, em Santo André.

Apesar da alta dos alimentos ter gerado retração no setor, a rede de supermercados cresceu 5,7% em 2022, faturando R$2,8 bilhões. Mattos explica uma das estratégias usadas nesse período para manter o faturamento. “Foi um esforço muito grande, tanto do nosso lado como dos nossos clientes, em fazer escolhas de produtos com menor valor agregado. Em outros casos, tentamos evitar o repasse imediato dos altos índices de inflação dos alimentos, o que nem sempre foi possível”.

Atuando em quatro segmentos diferentes, os supermercados foram responsáveis por 76,6% do faturamento acumulado no ano, enquanto as drogarias somam 19,4%, o atacarejo 2,8% e os postos de combustíveis por 1,2%.

O modelo de atacarejo é uma das novidades da marca e parte do plano de expansão da Coop. A unidade está localizada na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo. Ainda em fase de testes, o piloto foi uma conversão de um supermercado para o formato atacarejo, E até o final do ano, a intenção é realizar outra conversão, também no interior de São Paulo.

“O plano de crescimento é acima da média. Estamos projetando três novos hipermercados, dez drogarias e a conversão de mais um supermercado em atacarejo. Nesse último caso, ainda depende dos ajustes finais do modelo que temos em São José dos Campos”.

Com a expansão, a rede chegará, até o final do ano, à marca de 83 drogarias, 33 supermercados e 2 atacarejo. Enquanto os postos de combustíveis Coop, estão sendo desinvestidos, já em negociação com compradores.

O e-commerce é outra aposta da rede, que investiu na atualização do site, em outubro de 2022, com a meta de que as compras online equivaliam às presenciais, com serviços de supermercado e drogaria. Estima-se ver os resultados dentro do período de 12 a 24 meses, com objetivo de faturar R$70 milhões.  

“Quando a pandemia chegou e mudou nossos hábitos, a Coop já tinha uma operação de e-commerce no modelo compre e retire. Mas, em tempo recorde colocamos no ar uma plataforma doméstica, muito básica, mas que nos ajudou a estender o atendimento aos nossos cooperados, principalmente os que tinham maior risco em se expor, oferecendo o delivery. Agora, temos uma plataforma mais robusta, profissional, baseada nos melhores provedores do segmento”, afirma o CEO, Pedro Mattos.

Segundo Pedro, há também interesse em investir no modelo honest market (formato de loja de conveniência tecnológica, com compra e pagamento independente) dentro de condôminos. “Queremos estar onde o consumidor está, e temos que olhar com interesse os formatos que estão chegando e se intensificando. Mas precisamos saber comunicar ao cliente esses novos formatos. Por exemplo, em uma loja de condomínio ele não vai encontrar preço de atacarejo, e se ele não entende essas diferenças, pode gerar uma frustração no cooperado e não é isso queremos”, comentou.

Enquanto cooperativa de consumo, a Coop registrou 1 milhão de cooperados comprando nas lojas, em 2022, enquanto o total de clientes foi 1,2 milhão. Logo, foi possível identificar 83,33% dos seus clientes. Dados que os favorecem na hora de construir planos de expansão, implementar novidades e entender o seu público e região.

Durante a conversa, Pedro ressaltou outras preocupações da empresa, que cria ações constantes pensadas no meio ambiente, projetos sociais, dentro das práticas internas de ESG.

Em uma campanha a marca construiu a plataforma Coop Faz Bem, regida por quatro pilares: Coop faz bem para você, Coop faz para a comunidade, Coop faz para o meio ambiente e Coop faz bem para educação.

Dentro disso, em 2022, mais de 29 mil pessoas foram atendidas gratuitamente, através da ação Blitz da Saúde, promovida pela Coop em suas unidades, para atendimento de clientes, funcionários e comunidade. Além de parceria com uma plataforma de saúde, um programa de suporte psicológico, auxílio funeral e doação de alimentos

Há também estações de reciclagem, posicionadas em algumas das unidades, nelas foram recolhidas 56 toneladas de material reciclável, 7 toneladas de medicamentos vencidos, 1 mil litros de óleo de cozinha usado, 10 toneladas de lâmpadas fluorescentes e 2 toneladas de pilhas e baterias. Tudo recolhido para o descarte correto.

Dentre as metas para 2023, como plano de expansão, e-commerce, atacarejo e novas unidades na região do ABC, a manutenção dos benéficos para os cooperados está entre elas, que são: cobrir ofertas, bolo no mês de aniversário, retorno de parte do que gastou nas lojas (retorno das sobras), ofertas especiais e auxílio funeral. 

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  • Data: 31/03/2023 10:03
  • Alterado:31/03/2023 10:03
  • Autor: Be Nogueira
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