CTN realiza ações no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo
Espaço disponibilizará fones para crianças com hipersensibilidade auditiva
- Data: 31/03/2023 17:03
- Alterado: 31/03/2023 17:03
- Autor: Redação
- Fonte: Centro de Tradições Nordestinas
Fones para pessoas com hipersensibilidade auditiva reduzem os ruídos do ambiente e trazem mais conforto às pessoas com TEA
Crédito:Divulgação
O Centro de Tradições Nordestinas (CTN), na zona norte de São Paulo, está empenhado em conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) neste Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que acontece no domingo, 2 de abril. Para isso, o CTN realiza diversas ações para que as famílias possam aproveitar o espaço sem preocupações.
Uma das principais ações do dia será o fornecimento de fones de ouvido para pessoas com hipersensibilidade auditiva, que é uma das características de quem possui o TEA. O CTN disponibilizará cinco fones, que ficarão no Atendimento ao Cliente do espaço, ao lado do parquinho, durante todos os fins de semana, aos sábados e domingos, das 12h às 19h. Os fones devem ser devolvidos ao fim do uso, para que sejam higienizados e disponibilizados para outras famílias que vierem ao CTN. As mães ou responsáveis poderão utilizar os fones de forma gratuita. “O objetivo da ação é fazer com que a família possa curtir o CTN sem se preocupar com o desconforto auditivo que a criança com TEA poderá vir a sentir”, disse Gabriel Cabral, assessor de comunicação do CTN e pedagogo.
Além disso, o CTN também passa a disponibilizar pulseiras que identificam crianças com TEA, a fim de que todos entendam melhor a condição daquela pessoa e evitem atitudes que podem incomodá-la, como excesso de toque ou volume alto de fala. A pulseira, ainda, ajudará os seguranças a encontrarem crianças com autismo que possam estar perdidas no espaço. “Queremos que as famílias se sintam seguras e acolhidas no CTN. Isso sim é inclusão”, reforçou Christiane Abreu, presidente do espaço.
Abraço à causa
O Xique no Úrtimo, um dos restaurantes localizados no CTN, também está engajado na causa. O gerente do restaurante, Weberton Reis, por ter um filho com autismo, abraça a causa com ainda mais amor. No dia 2 de abril, ele irá colocar balões azuis (cor que representa o autismo) em todas as mesas do restaurante. Serão distribuídos 100 balões para os clientes. Além disso, todos os funcionários do restaurante usarão uma camiseta em homenagem ao dia, pedindo respeito e acolhimento em prol das pessoas com TEA. Ele também enviará com cada pedido de delivery um folheto com informações sobre o autismo, além de disponibilizar o material entre as próprias mesas do restaurante. “Tenho orgulho do meu filho e da luta que enfrentamos diariamente em prol da visibilidade para uma causa tão importante. Por isso, nesse domingo, faremos com que mais pessoas adquiram consciência a respeito do assunto”, afirmou Weberton, gerente do Xique no Úrtimo.
O CTN está comprometido em conscientizar e sensibilizar a sociedade sobre o autismo, buscando promover inclusão e respeito às diferenças. Todas as ações são importantes para que as pessoas com TEA se sintam acolhidas e possam ter uma vida com mais qualidade e dignidade.