Distribuição de alimentos pelo Mesa Brasil Sesc soma 700 mil toneladas em 20 anos
Articulação do programa leva refeições a mais de 2 milhões de pessoas por mês
- Data: 03/04/2023 11:04
- Alterado: 03/04/2023 11:04
- Autor: Redação
- Fonte: Sesc
Crédito:Divulgação
O programa Mesa Brasil Sesc, maior rede de bancos de alimentos da América Latina, completa 20 anos de atuação em nível nacional com a marca de mais de 700 milhões de quilos de alimentos distribuídos.
O projeto funciona a partir de uma ideia simples: coletar alimentos onde está sobrando e levar para onde mais se precisa. Para isso, as unidades operacionais do programa conectam doações de empresas parceiras a entidades sociais cadastradas. Essas instituições usam os alimentos recebidos do Mesa Brasil Sesc para preparar refeições que são oferecidas à população em vulnerabilidade alimentar e nutricional, garantindo que as doações cheguem a quem mais necessita.
O trabalho do Mesa Brasil Sesc também inclui ações educativas que abordam temas como aproveitamento integral de alimentos, combate ao desperdício, reeducação alimentar, consumo consciente, elaboração de projetos e fortalecimentos institucional das entidades sociais parceiras. Ao todo, nestes 20 anos, foram realizadas mais de 79,7 mil ações educativas, como oficinas, palestras e cursos, possibilitando um alcance de 2,7 milhões de pessoas.
“Nestas duas décadas de atuação nacional, o Mesa Brasil Sesc demonstrou a importância de uma rede de solidariedade voltada para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais do que contribuir para a redução da condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos, o programa traz para o debate o desperdício de alimentos e as maneiras de ser evitado por meio do processo educativo e o acesso à informação. Essa é a essência do trabalho do Sesc”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.
O Mesa Brasil Sesc está presente em todo o país, abrangendo mais de 700 municípios, e conta com 614 colaboradores diretos. O programa surgiu de uma experiência pioneira do Sesc em São Paulo, em 1994, e aos poucos foi sendo replicado por outros estados. Em 2003, sua abrangência torna-se nacional e recebe a certificação do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome (MESA), como parceiro do Programa Fome Zero. No ano passado, o Mesa Brasil distribuiu 46 milhões de quilos de alimentos, assistindo mais de 2 milhões de pessoas.