Livraria proporciona experiências lúdicas para crianças em São Paulo
Com foco no público infantil, a PanaPaná oferece livros educativos, brinquedos pedagógicos e oficinas interativas para todas as etapas de desenvolvimento
- Data: 03/04/2023 15:04
- Alterado: 03/04/2023 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: PanaPaná
Livraria PanaPaná
Crédito:Divulgação
Compartilhar conhecimento, conectar vivências e promover a formação de leitores são alguns dos pilares que norteiam a Livraria PanaPaná há mais de uma década. Localizado na Vila Clementino, em São Paulo, o espaço conta com um catálogo diversificado de livros, brinquedos pedagógicos e uma agenda de oficinas lúdicas para educar e divertir crianças de todas as idades.
O acervo da livraria preza pela diversidade de narrativas e é repleto de referências gráficas, textuais e culturais. Além disso, os itens educativos disponíveis são desenvolvidos por artesãos especialistas na ludicidade infantil. Tudo é pensado para que as famílias possam desfrutar de experiências acolhedoras em uma época onde muitos preferem apostar em movimentos segregadores como o “childfree”, que defende a exclusão das crianças de certos ambientes.
Fundada em 2006, a PanaPaná está hoje sob o comando de Fernanda Simonsen. Com três filhos, ela sempre estimulou a leitura e buscou estabelecimentos que tivessem o acolhimento familiar como foco. Por isso, logo se encantou com a livraria. “Quando descobri que a Paná corria o risco de fechar devido às mudanças impostas pela pandemia, tomei uma resolução. De engenheira acostumada às ciências exatas, entrei no mundo mágico dos livros e brinquedos. Não podia permitir que a livraria tivesse um fim, tinha que manter as portas abertas. Assim, acabei investindo para manter vivo um local voltado às crianças e realizei um sonho”, revela a agora proprietária.
Para dar continuidade ao legado de reunir e formar leitores, missão desafiadora no Brasil, Fernanda redobrou a atenção para os eventos especiais. As oficinas ministradas por educadores experientes incentivam a imaginação, o desenvolvimento das habilidades manuais e, também, a socialização com outras crianças. A produção de máscaras de carnaval, pássaros de papel que batem asas, biscoitos em formato de animais do fundo do mar e panquecas natalinas são algumas das atividades já proporcionadas na livraria.
“As vivências nas atividades propostas em nossos eventos enriquecem o brincar e melhoram o entendimento na forma de lidar com os outros”, destaca Fernanda. “Nelas, é possível estimular o entendimento de que cada um tem um tempo diferente e merece se sentir pertencedor de algo maior”, completa.
O nome PanaPaná tem origem tupi e representa um coletivo de borboletas. Um livro aberto lembra as asas de uma borboleta e, assim como ela, também poliniza: cultura, informação, conhecimento e emoção são espalhados nos corações e nas mentes de quem lê. O termo PanaPaná representa bem como, a partir da troca com a comunidade, com profissionais de várias áreas da educação e diversidade editorial, a livraria busca abraçar todos aqueles que valorizam a infância e polinizam a paixão pelos livros.
Serviço da Livraria PanaPaná
Endereço: Leandro Dupret, 396 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04025-011
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábados, das 9h30 às 17h30
Contato: (11) 94536-4921