Discussão sobre novos desafios pautam última reunião do atual Conselho Popular de Saúde

Grupo fez análise do mandato e sugeriu propostas de melhorias para a formação do CPS que vai atuar no próximo biênio

  • Data: 03/04/2023 16:04
  • Alterado: 03/04/2023 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Discussão sobre novos desafios pautam última reunião do atual Conselho Popular de Saúde

Discussão sobre novos desafios pautam última reunião do atual Conselho Popular de Saúde

Crédito:Arquivo PMD

Você está em:

Neste sábado (1º de abril), aconteceu a última Reunião Ordinária do atual Conselho Popular de Saúde (CPS). No encontro, foi feita a aprovação das atas das reuniões de janeiro e fevereiro de 2023 e uma avaliação da atual gestão.

O secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva, marcou presença para intensificar o diálogo com os conselheiros e para agradecer pelos serviços prestadosno biênio 2021-2023. “Temos que lembrar que o conselheiro de saúde desenvolve um trabalho voluntário. Sabemos da importância desse trabalho para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e agradeço a todos pelo compromisso. Nossa proposta é aproximar cada vez mais a gestão do conselho e da comunidade”, afirmou Zé Antônio.

O secretário também ouviu sugestões dos conselheiros, agradeceu o trabalho da Mesa Executiva e anunciou que dará início em abril a um ciclo de reuniões nos territórios, sempre no período noturno, para que a comunidade possa participar.

Marusa Fernandes da Silva, do Apoio ao Controle Social da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fez uma balanço positiva da reunião. “Podemos dizer que foi uma reunião propositiva e de reflexão das ações positivas e dos pontos que ainda precisamos avançar. Os conselheiros fizeram um olhar crítico da atuação do CPS e também uma análise das dificuldades advindas do período pandêmico que prejudicou um pouco a realização de algumas formações. Isso foi um assunto bastante falado e para a próxima gestão pretendemos ampliar as formações”.

Marusa ressaltou que entre 2021 e início de 2023, a SMS promoveu várias ações para fortalecer o CPS. “Entre elas, vale destacar que a Comissão de Defesa do SUS promoveu, em parceria com a Secretaria e os Conselhos, a atividade Desafios de sobrevivência do SUS com o congelamento dos investimentos por 20 anos: Emenda Constitucional nº 95, com a palestrante Mariana Alves de Melo, assessora técnica do Cosems-SP para falar sobre o financiamento do SUS”.

“Agradeço por esta oportunidade de ser conselheira de saúde. SUS é a política pública de saúde mais importante do nosso Brasil. Devemos cuidar, proteger e promover com muita dedicação e amor. Com saúde temos uma cidade melhor, uma cidade desenvolvida. Com saúde podemos trabalhar, estudar e viver”, afirmou a conselheira Sandra Santos.  

As reuniões ordinárias do CPS são mensais e acontecem presencialmenteno auditório do Quarteirão da Saúde conforme calendário estipulado pelos próprios conselheiros. A próxima acontece no dia 25 de maio, às 14h, já com a nova composição do Conselho Popular de Saúde.

Eleições

No próximo dia 6 de maio acontece a escolha dos novos conselheiros de saúde. A eleição que vai definir a nova composição do CPS acontece das 8h às 16h, nas 20 Unidades Básicas de Saúde.

Compartilhar:

  • Data: 03/04/2023 04:04
  • Alterado:03/04/2023 16:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados