Governador acompanha apresentação de trem que atenderá as Linhas 8-Diamante e 9-Rubi
Ao todo, 36 veículos foram adquiridos. Previsão é que todos estejam prontos para rodarem nos trilhos até o fim do primeiro semestre de 2024
- Data: 28/02/2023 13:02
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: Governo do Estado de São Paulo
Governador acompanha apresentação de trem que atenderá as Linhas 8-Diamante e 9-Rubi
Crédito:Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP
O governador Tarcísio de Freitas participou nesta terça-feira (28) da apresentação do primeiro trem que atenderá as Linhas 8-Diamante e 9-Rubi da CPTM. Ao todo, foram adquiridos 36 veículos para atender as duas linhas férreas. A projeção é que os testes comecem em breve e todas as locomotivas estejam operacionais até o fim do primeiro semestre de 2024.
Até o fim deste ano, serão entregues 25 veículos – sendo sete ainda no primeiro semestre. Outras 11 composições chegarão nos primeiros meses do ano que vem.
“As concessões têm um efeito reflexo, geram encomendas para a indústria ferroviária. Foram gerados 700 empregos na fábrica da Alstom em Taubaté. São pais de família que estão levando o sustento para casa por conta da concessão. Serão feitos novos investimentos para melhorar a infraestrutura das Linhas 8 e 9 e vamos alcançar o objetivo, que é prestar um serviço de qualidade ao cidadão, porque ele merece isso. Vamos perseguir isso incessantemente. Nós vamos melhorar a qualidade da mobilidade urbana em São Paulo”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Os novos trens adquiridos pela Via Mobilidade, concessionária das Linhas 8-Diamante e 9-Rubi, foram adquiridos ao custo de R$ 3,8 bilhões – parte dos investimentos previstos nos três primeiros anos da concessão. Cada trem é composto por oito carros, totalizando 288 novas máquinas. A frota virá com melhorias tecnológicas e mecânicas a fim de otimizar as viagens dos usuários.
“Estamos muito satisfeitos com a consolidação destas ações que trazem mais oportunidades de investimento, emprego e irão facilitar a vida dos cidadãos”, pontuou o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.