Secretaria da Justiça e municípios se reúnem para alinhar projetos do FID
Participaram do encontro o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, e mais de 390 representantes de prefeituras
- Data: 12/04/2023 20:04
- Alterado: 12/04/2023 20:04
- Autor: Redação
- Fonte: Caio Siqueira
Crédito:Reprodução
Na manhã desta quarta-feira (12/4), o secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, e o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, conversaram, em reunião virtual, com representantes de mais de 390 municípios paulistas, organizações da sociedade civil e outros órgãos da administração pública. O evento ocorreu para alinhar o andamento dos projetos cadastrados no edital de 2021 do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID), programa da Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), que libera recursos para ações e obras nas cidades paulistas, cumpridas as exigências e eixos temáticos do programa.
Durante o período de análise das propostas, foram detectadas diversas inconsistências recorrentes e, a partir disso, a equipe técnica criou um documento (disponível aqui) com os 28 principais problemas identificados e o passo a passo para a correção.
O secretário da pasta da Justiça e Cidadania explicou que a iniciativa de reunir os representantes das cidades teve como objetivo informar o andamento dos projetos apresentados, sanar eventuais dúvidas relacionadas às documentações técnicas, e incentivar os municípios a prosseguir com a solicitação.
Fábio Prieto esclareceu o motivo da escolha do evento na modalidade virtual. “Sempre recorri ao uso das videochamadas, pois elas possibilitam uma comunicação eficiente e com a participação de um grande número de pessoas, sem que haja a necessidade de deslocamento. É muito animador observar a adesão que tivemos hoje, serve como combustível para a busca de novas soluções”, afirmou.
Gilberto Kassab parabenizou a iniciativa e relembrou o impacto do trabalho desempenhado pelo FID. “É uma atitude louvável dada a relevância social, cultural, ambiental e turística gerada pelos projetos do FID nos municípios contemplados”, disse Kassab.
O encontro de hoje contou com a presença de técnicos do FID e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), contratada da Secretaria da Justiça e Cidadania, que ficaram à disposição para responder algumas dúvidas dos representantes dos municípios participantes.