Diadema implanta feira agroecológica no centro da cidade
Feira que aconteceria a partir das 14h, na Praça Lauro Michels, foi adiada. Em breve comunicaremos a nova data.
- Data: 13/04/2023 13:04
- Alterado: 13/04/2023 13:04
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Feira Agroecológica
Crédito:Dino Santos
NOA OFICIAL
Em razão das chuvas que caíram hoje (14/4) de manhã em Diadema e que continuam na cidade, o começo do funcionamento da Feira Agroecológica e Solidária, que aconteceria a partir das 14h, na Praça Lauro Michels, foi adiada.
Em breve comunicaremos a nova data.
Começa a funcionar na Praça Lauro Michels, no centro da cidade, a Feira Agroecológica Solidária de Diadema. Ela promoverá a venda de alimentos, sem agrotóxicos, e ainda artesanatos, comidas regionais e produtos feitos por empreendedores populares.
A feira será realizado toda terceira sexta-feira do mês. A iniciativa da Prefeitura de Diadema visa estimular trabalho e renda e também motivar pessoas para o consumo consciente.
O ponto de economia vai oferecer hortifrutis e grãos vindos de plantações de agricultores familiares, assentados e quilombolas de São Paulo e de outros estados.
O Armazém do Campo, maior rede vendedora de alimentos da Reforma Agrária, trará uma série de produtos para Diadema, todos plantados por famílias de assentados e sem defensivos agrícolas.
São verduras, legumes, frutas e grãos, entre eles arroz, café e feijão. A rede é uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra que, atualmente, é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Criada em 2015, as lojas do Armazém do Campo funcionam em mais de 13 estados brasileiros.
A feira terá, ainda, a participação dos quilombolas do Vale do Ribeira, da Cooperquivale, que vão comercializar verduras, tubérculos, raízes, temperos e alimentos artesanais. São doces caseiros, conservas, mel, farinhas e banana chips, entre outros, feitos com produtos da roça.
“A feira servirá como local de exposição e venda de alimentos agroecológicos, cultivados sem utilização de adubos químicos e agrotóxicos e que utilizam técnicas de preservação ao meio ambiente. Além de produtos in natura, ela terá espaço de gastronomia e vendas de artesanato, favorecendo a convivência e trocas de saberes entre produtores e a população, com foco na produção e no consumo de alimentos saudáveis”, afirma o secretário de Segurança Alimentar de Diadema, Gel Antônio.
Mais parceiros – Os integrantes dos programas municipais, “Agricultura Urbana” e “Coopera Diadema”, também estarão na Feira Agroecológica Solidária. As famílias que plantam verduras, chás e temperos, em 28 hortas comunitárias, em bairros de Diadema, vão vender o que produzem, assim como, os grupos solidários do Coopera com suas cerâmicas, biojoias, produtos de beleza vegano e roupas customizadas. Empreendedores populares, também da cidade, que atuam com comida de rua, estarão com seus carrinhos, trazendo tapiocas de diversos sabores, guloseimas de derivados do milho, açaí e outras comidas regionais.
A atividade cultural estará presente na Feira Agroecológica. A cada edição artistas locais e regionais farão apresentações, levando cultura e arte para quem frequentar o ponto de economia. Amanhã, na abertura, haverá a apresentação da tradicional Lira Musical Diadema que executará canções do repertório brasileiro.
A Feira Agroecológica Solidária é organizada pela Secretaria de Segurança Alimentar, em parceria com as secretarias de Cultura, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Meio Ambiente e Serviços Urbanos.