CIM de Diadema recebe visita de técnicos de Mobilidade e Transportes

Em breve, a GCM vai contratar mais 50 mulheres e 50 homens e reforçar o atendimento da CIM

  • Data: 13/04/2023 15:04
  • Alterado: 13/04/2023 15:04
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD
CIM de Diadema recebe visita de técnicos de Mobilidade e Transportes

Central Integrada de Monitoramento de Diadema

Crédito:Marcos Luiz

Você está em:

Para tornar mais conhecida a Central Integrada de Monitoramento (CIM) de Diadema, a Secretaria Municipal de Segurança Cidadã tem planejado visitações de entidades da sociedade civil e outros grupos interessados em conhecer os investimentos da cidade na área da segurança pública. Por conta disso, técnicos e servidores da pasta de Mobilidade e Transportes da Prefeitura estiveram nesta quarta, 12/4, conhecendo de perto o novo serviço, coordenado pela Guarda Civil Municipal (GCM).

Inaugurada no final do ano passado, a CIM reúne todo o videomonitoramento eletrônico de 25 tótens de vigilância instalados em pontos estratégicos do município. Cada torre tem seis câmeras, sendo quatro delas fixas e de alta definição, uma giratória 360º e outra para situações de emergência permitindo o contato direto da pessoa com a equipe GCM de plantão.

Além disso, a Central de Monitoramento também está interligada às câmeras de segurança das 60 escolas municipais. Qualquer tentativa de invasão de unidades escolares é detectada por sensor de alarme e imediatamente registrada pela CIM que, prontamente, envia uma viatura para o local.

“A Central de Monitoramento é um serviço novo que está sendo implantado e expandido por fases, mas já temos relatos de escolas municipais cujo entorno está com maior sensação de segurança. Nossas câmeras também têm contribuído para inibir, evitar e esclarecer crimes, e colaborado com a PM e Polícia Civil para identificar e prender criminosos”, explicou o secretário de Segurança Cidadã de Diadema, Benedito Mariano.

De acordo com o secretário, a implantação da CIM é gradual. “Primeiramente, iniciamos com a instalação e operação dos 25 tótens. Agora, já avançamos de fase e estamos incorporando as câmeras de vigilância das escolas municipais. A próxima etapa é recuperar mais 80 pontos de videomonitoramento antigos que foram abandonados e sucateados pela gestão anterior”, detalhou Mariano.

Futuramente, o plano da Prefeitura na área de segurança pública é intensificar a vigilância eletrônica e inteligente da cidade. Já visando esse cenário, a Central Integrada de Monitoramento avançaria à quarta fase de implementação, sendo reforçada com a incorporação de imagens de câmeras privadas de empresas, condomínios, residências e outros.

Compartilhar:

  • Data: 13/04/2023 03:04
  • Alterado:13/04/2023 15:04
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados