Rádio MEC leva ao ar atrações de destaque no fim de semana
Programação inclui repertórios musicais do clássico ao popular
- Data: 14/04/2023 16:04
- Alterado: 14/04/2023 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: Rádio MEC
Estúdio da Rádio MEC
Crédito:Fernando Frazão / Agência Brasil
A Rádio MEC apresenta diversos destaques na programação deste fim de semana. A partir da tarde de sexta-feira (14) e até domingo (16), a emissora pública leva ao ar atrações com repertórios que vão da música clássica à popular.
Na sexta (14), às 17h, o Sala de Concerto traz o Duo Madri de violões. Formada pelas violonistas Adriana Ballesté e Mara Lúcia Ribeiro, a dupla interpreta obras de Isaac Albéniz, Egberto Gismonti, Astor Piazzolla, entre outros compositores.
Em seguida, às 18h, durante o Antena MEC, o diretor artístico da Associação de Violão do Rio de Janeiro Nicolas de Souza Barros fala da estreia da série AV-Rio Coletivas. Os recitais são promovidos pela Associação no Centro Cultural Justiça Federal do Rio.
Já no sábado (15), vai ao ar ao meio-dia o Blim-Blem-Blom, programa criado pelo pianista e produtor Tim Rescala para apresentar a música clássica, seus compositores e elementos ao público infantil. Durante a edição inédita, a atração recebe o trompetista Jessé Sadoc, com obras de George Enescu, Oswaldo Lacerda e Stravinsky. No ‘Radinho MEC’ – a novelinha do Blim-Blem-Blom -, Jessé terá um problema com suas surdinas.
Às 17h, o Plateia leva ao ar a apresentação da Orquestra Johann Sebastian Rio, realizada em 24 de março na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro. Com direção artística de Felipe Prazeres e participação do violinista alemão Linus Roth, a orquestra executa um diversificado repertório, de Bach a Tom Jobim.
O Som Infinito deste segundo domingo da Páscoa (16), às 7h, traz o repertório de música medieval das abadias e bibliotecas suíças dos séculos XII a XIV, com destaque para as obras registradas no manuscrito conhecido como Codex Engelborg 314. O segundo domingo da Páscoa foi declarado no ano 2000 como domingo da Divina Misericórdia, pelo Papa São João Paulo II, e esse tema é abordado nas peças exibidas durante o programa, em especial o conductus “Ortus Dignis Christi Signis” e o rondellus “Flore Vernat Virginali”. A interpretação é do Ensemble Labyrinthus, sob a direção de Witte-Maria Weber.
Às 14h30, o Caderno de Música celebra os 130 anos de nascimento do compositor e pianista espanhol Federico Mompou. Durante a atração da emissora pública, vão ao ar algumas das principais obras do músico, como a recém-lançada gravação da peça “Musica Callada”, interpretada pelo pianista Stephen Hough.
Já o Ópera Completa apresenta, às 15h, a gravação de “Elektra”, de Richard Strauss, lançada em formato digital em março. A ópera conta com a participação de Laila Andersson-Palme, Anita Soldh, Gunilla Söderström, do Coro e da Orquestra Real da Ópera Sueca, com regência de Siegfried Kohler.
E às 21h, o Circular Brasil faz uma homenagem ao festival anual de música promovido pela Rádio MEC, que em 2022 se chamou “Festival de Música 100 anos de Rádio” por conta das comemorações do centenário do Rádio no Brasil. O repertório é dedicado a alguns temas classificados nesta edição do Festival e revela o amplo e variado talento dos instrumentistas, compositores e arranjadores brasileiros.
Serviço
Sala de Concerto – sexta-feira, dia 14/04, às 17h, na Rádio MEC
Antena MEC – sexta-feira, dia 14/04, às 18h, na Rádio MEC
Blim-Blem-Blom – sábado, dia 15/04, às 12h, na Rádio MEC
Plateia – sábado, dia 15/04, às 17h, na Rádio MEC
Som Infinito – domingo, dia 16/04, às 7h, na Rádio MEC
Caderno de Música – domingo, dia 16/04, às 14h30, na Rádio MEC
Ópera Completa – domingo, dia 16/04, às 15h, na Rádio MEC
Circular Brasil – domingo, dia 16/04, às 21h, na Rádio MEC