Itaú Cultural recebe a temporada de estreia de Miró: Estudo Nº 2

Grupo Magiluth estreia Miró: Estudo Nº 2, espetáculo que reflete sobre a construção de personagem a partir da vida do poeta Miró da Muribeca

  • Data: 17/04/2023 09:04
  • Alterado: 17/04/2023 09:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Itaú Cultural
Itaú Cultural recebe a temporada de estreia de Miró: Estudo Nº 2

Miró: Estudo Nº 2

Crédito:Ashlley Melo

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O Itaú Cultural recebe de 20 a 30 de abril (sempre de quinta-feira a domingo) o grupo pernambucano Magiluth na estreia de Miró: Estudo Nº 2. O poeta Miró da Muribeca (1960-2022), também de Pernambuco, é o ponto central do espetáculo, que leva ao palco reflexões do grupo sobre a criação de um personagem teatral. Para tanto, partem da vida e trajetória de João Flávio Cordeiro da Silva, o poeta Miró da Muribeca, importante nome da literatura marginal, que usou sua escrita para falar sobre a periferia de Recife e o cotidiano da população subalternizada.

Como toda programação do Itaú Cultural, a temporada é gratuita. Os ingressos devem ser reservados pela plataforma INTI (acesso pelo site www.itaucultural.org.br). Eles são disponibilizados semanalmente a partir da quarta-feira anterior à apresentação (no serviço, ao final do texto, estão todas as datas de início das reservas).

Miró: Estudo Nº 2

O espetáculo dá continuidade à proposta do Magiluth de repensar a construção do teatro a partir das vivências pessoais e profissionais vividas durante a pandemia. Se em Estudo n°1: Morte e Vida, estreado em 2022, o grupo explicitou os caminhos possíveis para a construção de um espetáculo teatral a partir da obra Morte e Vida Severina, do escritor também pernambucano João Cabral de Melo Neto, agora a nova montagem volta o pensamento à construção de um personagem, a partir das complexidades e do universo que essa figura compreende.

A nova peça vem sendo idealizada desde 2015, quando o Magiluth começou a passar por reformulações. Uma das mais importantes foi a mudança da sede do grupo para o bairro da Boa Vista, no centro do Recife, onde se instalaram no Edifício Texas. Nesse local, que funcionou como um centro cultural, o grupo teve um intenso fluxo de intercâmbio com vários artistas, entre os quais Miró da Muribeca, um dos mais importantes poetas pernambucanos da contemporaneidade.

“Miró não era somente um poeta. Era um poeta que trazia toda uma vivência que ele tinha da rua, da periferia, da Muribeca, da figura desse homem que estava o tempo todo se mudando – por várias questões e não apenas pela vontade. Tudo isso foi sendo para gente material de construção para esse personagem”, detalha o ator Giordano Castro, um dos fundadores do grupo.

Estudo na prática

Após a experiência profissional vivida durante a pandemia de Covid-19, com trabalhos realizados on-line e distante do público, o Magiluth começou a repensar a teatralidade, levando para a cena espetáculos como “estudo”. “Quando voltamos para os palcos, depois da pandemia, essa ideia de pensar como fazer uma peça ou como criar um personagem ficou muito forte para a gente. É quase como se a gente voltasse para o teatro e pensasse: como a gente fazia isso aqui?”, observa Castro.

Mas engana-se quem pensa que Miró: Estudo Nº 2 se trata de uma montagem voltada apenas para quem é do universo teatral. “Nesse processo de construção do personagem, a gente busca trazer o questionamento de como essa ‘rua’ de Miró reverbera na gente”, complementa o ator.

Usando de muito material poético em cena, Giordano Castro revela que um dos compromissos que o Magiluth traz na peça é o de fazer com que a obra de Miró vá além do poeta. “A obra dele vai morrer porque ele morreu? Ela só existia quando ele falava? A obra dele consegue ser plural e isso pode se tornar teatro também. A palavra de Miró vira teatro, música, vira trampolim para uma reflexão política sobre moradia. Está tudo ali”, finaliza.

O processo de criação de Miró: Estudo Nº 2 tem uma ligação estreita com o Itaú Cultural. Foi durante a atividade Ensaios de Fruição, realizada pelo IC em 2021, que o Magiluth começou a abrir o processo de criação do espetáculo para novos ou habituais públicos das artes cênicas, como propunha a atividade. “A estreia da peça é o fechamento desse ciclo proporcionado pelo Itaú Cultural e que foi muito importante para a gente”, pontua Giordano Castro.

SERVIÇO

Miró: Estudo N°2

Com Grupo Magiluth (PE)

De 20 a 30 de abril (sempre de quinta-feira a domingo)

Quinta-feira a sábado, às 20h. Domingos e feriados às 19h

No feriado do dia 21 de abril (sexta-feira), será às 19h.

Sala Itaú Cultural (Piso Paulista)

Duração: 90 minutos

Capacidade:  224 lugares

Classificação Indicativa:  16 anos | violência gratuita/banalização da violência

Entrada gratuita.

Reservas de ingressos na semana anterior às sessões através plataforma INTI – acesso pelo site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br

Datas para as reservas de ingressos a cada semana, sempre às quartas-feiras e a partir das 12h:

12 de abril – para as sessões de 20 a 23 de abril (quinta-feira a domingo)

19 de abril – para as sessões de 27 a 30 de abril (quinta-feira a domingo)

Fila de espera em programações com ingressos esgotados:

Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Após esse horário, os ingressos que não tiverem o check-in feito na entrada do auditório, perdem a validade e serão disponibilizados para a fila de espera organizada presencialmente.

PROTOCOLOS:

– É necessário apresentar o QR Code do ingresso na entrada da atividade até 10 minutos antes do seu início. Após este horário, o ingresso não será mais válido.

– A bilheteria presencial abre uma hora antes do evento começar, para retirada de uma senha para posteriormente ser trocada pelos ingressos de pessoas que não compareceram.

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  • Data: 17/04/2023 09:04
  • Alterado:17/04/2023 09:04
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  • Fonte: Itaú Cultural









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