Programação de maio de cursos do MAM São Paulo
MAM São Paulo apresenta um recorte multicultural que vai desde o estudo de movimentos artísticos da fotografia japonesa até o uso da história em quadrinho como linguagem narrativa
- Data: 18/04/2023 14:04
- Alterado: 18/04/2023 14:04
- Autor: Redação
- Fonte: MAM São Paulo
Programação de cursos do MAM São Paulo apresenta recorte multicultural e foco em mulheres na história da arte
Crédito:Divulgação
No mês de maio, o Museu de Arte Moderna de São Paulo traz uma programação de cursos online, híbrido e presencial com repertório diverso de mulheres na história da arte, fotografia japonesa, histórias em quadrinhos e de análise de obras representativas e suas particularidades.
Veja a seguir a programação na íntegra:
As fotógrafas japonesas, com Marcelo Greco.
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado. Contempla certificado no final.
De 02/mai a 06/jun, terças-feiras, das 20h às 22h | 6 encontros | Investimento: R$ 480,00
A fotografia japonesa hoje é reconhecida como uma das mais importantes da história, e os movimentos artísticos que surgiram após a Segunda Guerra Mundial são reverenciados no mundo inteiro por terem transformado a maneira como lemos imagens.
Apesar de existirem relatos da atuação de fotógrafas mulheres desde o final do século XIX, é no período do pós-guerra que as fotógrafas japonesas ganham maior repercussão dentro deste gênero. Este curso explica, através da apresentação do trabalho de fotógrafas japonesas e seus livros, como se deu a construção de um espaço de reconhecimento de mulheres autoras e de que forma seus trabalhos refletem questões políticas e sociais de sua época.
Ao longo de seis encontros, serão analisados livros produzidos por fotógrafas como Rinko Kawauchi, Tamiko Nishimura, Miyako Ishiushi, Hiromix, Yurie Nagashima, Miho Kajioka e Hideka Tonomura – artistas que confrontaram os papéis de gênero tradicionais.
Programa:
Aula 1
Panorama histórico da fotografia no Japão.
Apresentação das fotógrafas Toyoko Tokiwa e Nishimura Tamiko.
Aula 2
Apresentação de Myiako Ishiushi, cujo trabalho é um divisor de águas no entendimento do espaço das mulheres na fotografia japonesa.
Aula 3
O movimento Girl Photography.
As fotógrafas Nagashima Yurie e Hiromix.
Aula 4
Discípula do controverso fotógrafo Araki, Sakiko Nomura tem um trabalho de destaque na fotografia contemporânea japonesa.
Aula 5
As fotógrafas Miho Kajioka e Rinko Kawauchi são fotógrafas que têm no cotidiano e no ordinário seus campos de exploração criativa. Diferente das proposições feitas pelo movimento Girl Photography, esse espaço de criação tem uma abordagem totalmente distinta.
Aula 6
Discussão geral das dúvidas e apresentações feitas até o momento, com sugestões de referências bibliográficas para pesquisa.
Mulheres na história da arte, com Lorenzo Merlino.
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado. Contempla certificado no final.
Dias 03, 10, 17 e 24 de maio, das 16h às 18h | 4 encontros | Investimento: R$ 320,00
A participação das mulheres na História da Arte foi muitas vezes colocada em segundo plano, ou mesmo apagada dentro de uma disciplina construída a partir de referências masculinas. Este curso pretende retomar o papel ativo que as mulheres exerceram no desenvolvimento da arte, não só como objeto de representação, mas como artistas criadoras e pensadoras que deram novos contornos para o cânone.
A proposta é explicar as mudanças na arte ocidental a partir das contribuições de artistas mulheres, discutindo suas práticas, trajetórias e a importância de sua inclusão nos acervos de museus, na história, na crítica e no mercado da arte.
Programa:
Aula 1
O que sabemos sobre as mulheres na arte em períodos como a Pré-História, a Antiguidade ou Idade Média? A primeira aula propõe uma introdução ao tema e discute os impasses que dificultaram a atuação das mulheres no âmbito acadêmico e institucional, e o seu resgate histórico nos revisionismos do século XX em diante. Breve apresentação de questões apresentadas pelas historiadoras Linda Nochlin, Griselda Pollock e Patricia Mayayo.
Aula 2
Apresentação de artistas do Renascimento e do Barroco: Sofonisba Anguissola, Lavinia Fontana e Artemisia Gentileschi.
Aula 3
Apresentação de artistas do Neoclássico, como Angelica Kauffman, Adélaïde Labille-Guiard e Élisabeth Vigée Le Brun.
Aula 4
O machismo estrutural no advento da modernidade, as mulheres no suprematismo e questões que ainda precisam ser superadas na contemporaneidade para uma História da Arte mais inclusiva.
Ianelli 100 anos: percurso curatorial, com Denise Mattar
Curso híbrido, com visita mediada à exposição na aula inaugural.
Aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado. Contempla certificado no final.
Dias 06, 11, 18 e 25 de maio – a visita mediada será no dia 06 de maio, sábado, das 15h30 às 17h30. As aulas seguintes serão online, às quintas-feiras, das 19h às 21h | 4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Este curso apresenta o percurso curatorial elaborado para a exposição “Ianelli 100 anos – o artista inicial”, realizada entre fevereiro e maio de 2023 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, dos passos comuns à realização de qualquer tipo de mostra, até as particularidades de uma retrospectiva.
Ministrado pela curadora da mostra, Denise Mattar, o percurso inclui os seguintes itens: pesquisa documental, estratégias para seleção de material, pesquisa de acervos, estudo e adequação ao espaço expositivo, elaboração do roteiro da exposição, identidade visual, preparação e seleção de textos para catálogo e paredes, acompanhamento do catálogo, da assessoria de imprensa e do setor educativo da instituição.
Esse processo, no caso de uma retrospectiva, se fundamenta na obra do artista. Por isso, paralelamente aos passos desenvolvidos para a realização da exposição, será apresentado o artista Ianelli, sua inserção na cena artística na década de 1970, as características de cada uma das suas fases, suas técnicas de trabalho, as razões do seu “esquecimento” e as estratégias para inserção do artista no circuito de arte atual.
Programa:
Aula 1 – Visita à exposição
Roteiro e núcleos
Textos de parede
Expografia – cores e dioramas
Elementos complementares: cronologia, vídeo, cartazes
Aula 2 – Conceituação
Pesquisa documental: livros e fontes primárias
Pesquisa em acervos: instituições e coleções
Estudo da planta do espaço
Definição do partido curatorial
Aula 3 – O artista
Ianelli – décadas de 1950 a 1970
A cena artística na década de 1970 – O MAM-SP, o Panorama
Ianelli – décadas de 1980 a 2000
Técnicas de trabalho do artista
Aula 4 – Publicação e divulgação
Identidade visual
Preparação e seleção de textos
Seleção e organização de obras
Cronologia e seleção de imagens
Release e outras estratégias
Artemídia: compreender, exibir e preservar, com Caio Meirelles e Roberto Cruz
Curso online, aulas gravadas disponibilizadas apenas por tempo determinado. Contempla certificado no final.
Dias 10, 17, 24 e 31 de maio, das 19h às 21h | 4 encontros | Investimento: R$ 320,00
Através da análise de obras representativas e suas particularidades, o curso explica como as ideias conceituais em trabalhos de videoarte e time-based media são ligadas à lógica funcional das mídias eletrônicas que amparam a sua construção.
Além de relacionar obras artísticas ao desenvolvimento da linguagem em que se baseiam e ao momento de sua criação, o curso também problematiza as dificuldades de inserção destas em acervos e coleções institucionais: como preservar obras cujo conceito depende de equipamentos sujeitos à obsolescência? Seria possível substituir esses equipamentos ou eles devem ser constantemente restaurados? Quando exibida em diferentes contextos, quais parâmetros que definem uma videoinstalação podem variar e quais devem ser mantidos?
Do ponto de vista museológico, o que torna trabalhos dessa natureza fascinantes é que as formas de conservar mídias eletrônicas não são as mesmas de esculturas ou pinturas. Muitas vezes, o único elemento a ser preservado é a ideia do projeto, seus parâmetros técnicos e instruções de montagem, ao passo que os equipamentos necessários podem ser alugados a cada nova exibição.
É com o objetivo de compreender essas demandas e tomar decisões de preservação que arquivistas e pesquisadores devem dialogar com artistas para estabelecer instruções de montagem que mantenham intacto o conceito original de cada obra. Compreender as especificidades de determinado trabalho, discernir conceito de suporte e registrar orientações que permitam futuras montagens são as chaves para um colecionismo e conservação responsáveis em videoarte e time-based media.
Programa:
10/05 – Aula 1, com Roberto Cruz
Processo curatoriais e imagens em movimento: compreensão das formas de expressão que utilizam a imagem em movimento e seus dispositivos como elemento de criação e experimentação. Como abordar de maneira analítica e propositiva as experiências neste campo de criação?
17/05 – Aula 2, com Roberto Cruz
Preservando e difundindo o que ainda não se perdeu: um panorama sobre como instituições museais têm lidado com a preservação em time-based media.
Time-based media no acervo do MAM-SP – Observações sobre o Lab. de Pesquisa.
24/05 – Aula 3, com Caio Meirelles Aguiar
Rafael França no MAC-USP: modos de ler e administrar mudanças sobre quatro videoinstalações.
Alguns artistas brasileiros lidando hoje com essas questões: Luiz Roque, Cinthia Marcelle, Rodrigo Cass, Mayana Redin, Darks Miranda, entre outros
31/05 – Aula 4: Caio Meirelles Aguiar e Roberto Cruz convidam a artista Leticia Ramos
A artista convidada Leticia Ramos apresenta casos e situações problema que se relacionam com o conteúdo do curso.
HQs Autobiográficas, com Helô D’Ângelo
Oficina presencial. Contempla certificado no final.
De 27/mai a 24/jun, sábados, das 10h às 12h | 5 encontros | Investimento: R$ 400,00
Esta oficina propõe o uso da história em quadrinho como linguagem narrativa, passando por temas como a autobiografia na literatura, no cinema e nas artes plásticas, o processo de organização do roteiro, introdução aos elementos básicos das histórias em quadrinhos (balões, onomatopeias, sentido da leitura, cores etc.) e criação e desenvolvimento de personagens.
Ministrado pela quadrinista e ganhadora do troféu HQ Mix 2022, Helô D’Angelo (que também foi finalista do CCXP Awards e é chargista do jornal Brasil de Fato), o curso é aberto a interessados em geral – inclusive para quem nunca fez histórias em quadrinhos.
Ao final das cinco aulas os alunos produzirão uma HQ autobiográfica, que será compilada em um e-book de autoria coletiva.
Programa:
Aula 1 – Introdução
- Apresentação do trabalho de Helô D’Ângelo como quadrinista
- O que são HQs autobiográficas? Alguns exemplos
- Introdução à linguagem autobiográfica em diferentes áreas das artes
- Por que falar de si?
- Exemplos e leituras de trechos de autobiografias, como “Um teto todo seu” (Virginia Woolf), “Só garotos” (Patti Smith), Angela Davis – uma autobiografia, entre outros.
- Por onde começar a escrever?
- Exercício coletivo
Aula 2 – Intensivão de HQ
- O que é x o que não é fazer quadrinhos
- Mídia infantil? Mídia lúdica? Exemplos
- Onde vemos HQs nas nossas vidas?
- Por que usar essa mídia em uma auto narrativa?
- O básico dos quadrinhos: quadros, balões, onomatopeias, sentido de leitura, escolhas estéticas e aspectos composicionais do roteiro à arte final
- Exercício coletivo
Aula 3 – Me transformando em personagem
- O básico da criação de personagens
- Evitando estereótipos e quebrando preconceitos
- “Não sei desenhar. E agora?”
- Truques para criar bons personagens de quadrinhos e exemplos
- Exercício coletivo
Aula 4 – Construindo minha HQ autobiográfica
- Que história contar?
- Abordagens possíveis: humor, sincericídio, autobiografia parcial, terror, poético-surrealista, diário de viagem etc.
- Exercício coletivo
Aula 5 – Conclusão
- Considerações finais, dúvida e momento para finalizarmos juntos os trabalhos
- Apresentação das HQs
- Planejamento do e-book coletivo