Parceria de Diadema e Ecovias resulta em mais um Ecoponto
Posteriormente, o local vai ganhar pista de caminhada, academia ao ar livre e outras obras
- Data: 07/03/2023 09:03
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Ecoponto Maria Leonor
Crédito:Dino Santos
Unidas pela sustentabilidade, a Prefeitura de Diadema e a Empresa Ecovias inauguraram, o novo “Ecoponto Maria Leonor”, localizado na avenida Maria Leonor, altura do nº 580, no Parque Reid, bairro Campanário. O depósito para descarte de entulhos, bagulhos e outros resíduos fica sob a ponte da Rodovia dos Imigrantes.
Agora, com a nova inauguração, a Prefeitura passa a disponibilizar 13 ecopontos municipais. Para informações como endereços/horários, cooperativas de catadores, coleta seletiva, entre outras, acesse o
A parceria entre o Município e a Ecovias vai além do novo ecoponto. O projeto completo inclui posteriormente outras obras como pista de caminhada, playground, academia ao ar livre e horta comunitária.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, a Prefeitura segue empenhada e trabalhando para entregar mais ecopontos ao município. Prova disso é que devido a grande concentração populacional da região do Campanário, a pasta pretende construir mais um ecoponto no bairro até o final deste ano.
A cerimônia oficial de entrega contou com a presença da prefeita em exercício, Patty Ferreira; do coordenador de Sustentabilidade da Ecovias, Caio Barros; e dos secretários municipais Wagner Feitoza, o Vaguinho (Meio Ambiente e Serviços Urbanos), Luciana Avelino (Esporte e Lazer), Fátima Queiroz (Planejamento e Gestão), Gel Antônio (Segurança Alimentar), Vanderly Lima (Mobilidade e Transporte) e Rubens Martins (presidente do IPRED).
O ato também reuniu vereadores: Josa Queiroz (líder do governo), Edval da Farmácia, Zé do Bloco e Boquinha. Representantes da sociedade civil compareceram: Cida Gomes (presidente do Conselho de Saúde) e Ivanilza (Conselho de Mulheres).
Agradecendo e destacando a parceria com a Ecovias, a prefeita em exercício, Patty Ferreira, ressaltou o lema do Governo do Prefeito Filippi. “Ninguém faz nada sozinho. Nossa ação é muito mais promissora e eficiente quando atuamos coletivamente”, disse.
“Mais ainda, agora precisamos do apoio da população para que utilizem e divulguem esse novo ecoponto. Quanto mais resíduos corretamente destinados, mais saúde, limpeza e qualidade de vida”, afirmou Patty Ferreira.
O representante de Ecovias, Caio Barros, também avaliou positivamente a parceria da empresa com a Prefeitura no campo da sustentabilidade com ações em defesa do meio ambiente e da cidadania. “Estamos entregando hoje apenas a primeira parte das obras. Nas próximas fases vamos inaugurar a pista de caminhada, o playground e a academia ao ar livre”, afirmou o Coordenador de Sustentabilidade.
Responsável pela pasta ambiental, o secretário Vaguinho também agradeceu à Ecovias e disse que a Prefeitura quer firmar mais parcerias com a empresa. Ele lembrou ainda que o atual governo do Prefeito Filippi já entregou quatro ecopontos novos à população em dois anos. “Com este já são 13 ecopontos municipais. Nosso plano de metas é chegar ao total de 20 pontos assim até o final do governo”, anunciou.
Sociedade civil
A população foi representada no ato pela conselheira de saúde, Cleonice Fernandes de Azevedo. Moradora no Parque Reid há mais de 40 anos, ela fez questão de lembrar que o despejo incorreto de lixo prejudica o meio ambiente e causa doenças.
“Todos nós moradores estamos muito agradecidos à Ecovias e Prefeitura por melhorar e valorizar o nosso bairro com um ecoponto. Nossa área não tinha esse tipo de serviço, mas agora vamos ter mais limpeza, higiene e saúde”, comemorou Cleonice.
O novo Ecoponto Maria Leonor fica a poucos metros do Núcleo Habitacional Maria Leonor. Uma das antigas moradoras do local é Luciene Santos. “Eu moro aqui há mais de 30 anos e posso garantir que essa obra é maravilhosa para todos nós. Nossa esperança é conseguir acabar com despejo clandestino de lixo debaixo da Imigrantes,” afirmou.
De acordo com o Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura, nas imediações do Parque Reid existem mais de 10 pontos de descarte ilegal de resíduos. A expectativa do setor é que a situação melhore bastante a partir da divulgação do novo ecoponto e de ações de educação ambiental no bairro.