Craques da vela nacional disputam Brasileiro de Star em São Paulo

A tradicional competição será realizada de 21 a 23 de abril na sede do CCSP - Clube de Campo de São Paulo, na Represa do Guarapiranga

  • Data: 20/04/2023 11:04
  • Alterado: 01/09/2023 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: On Board Sports
Craques da vela nacional disputam Brasileiro de Star em São Paulo

Guarapiranga

Crédito:Caio Souza | On Board Sports

Você está em:

O Campeonato Brasileiro de Star começa nesta sexta-feira (21) no CCSP – Clube de Campo de São Paulo, na Represa do Guarapiranga, em São Paulo (SP). O evento contará com 20 barcos de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Brasília (DF), Buenos Aires e Rosário, na Argentina.

Nomes da vela nacional como Lars Grael estão confirmados nas regatas que serão realizadas até o domingo (23). O medalhista olímpico é o maior vencedor do Brasileiro de Star e tentará seu 11º título nacional. O velejador de Niterói (RJ) estará na raia ao lado do proeiro Maurício Bueno.

O atual campeão brasileiro de Star é André Diomelli, que venceu em 2022 o evento ao lado de Marco Lagoa. Diomelli vai correr com Marcelo Sansone e Lagoa fará a proa de Arthur Vasconcellos.

Estão programadas seis regatas ao longo do Campeonato Brasileiro de Star. As primeiras disputas na Represa do Guarapiranga devem ser com ventos de média intensidade com redução de velocidade no fim de semana. A temperatura deve oscilar de 16 a 22 graus nos dias do evento.

”O nível técnico promete ser excelente com velejadores medalhistas olímpicos, campeões nacionais e sul-americanos. São velejadores que entram para levar esse campeonato em uma raia bastante técnica, como é a Guarapiranga”, disse Wagner Bojlesen, organizador e velejador.

As regatas do Brasileiro de Star devem ser realizadas na Raia 2 ou na 3 da Represa de Guarapiranga e os percursos serão no formato barla-sota – entre boias – com quatro, cinco ou seis pernas, ou formato triangular, a serem detalhados nas regras. Poderá ocorrer regata de percurso longo.

Serão premiadas as categorias Geral, B, Barco de Madeira, Under 30 e Black Star. Todos os veleiros serão identificados por números e os velejadores com seus nomes nos bibs – coletes personalizados para a disputa. 

A organização também fará a identificação dos líderes do Brasileiro de Star por cor de camiseta, iniciativa usada no Tour de France de ciclismo. O primeiro colocado usará um bib de cor amarelo, o segundo azul e o terceiro vermelho.

A Marinha do Brasil estará presente na cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro da classe Star na manhã de sexta-feira (21) e a partir de 12h a reunião de comandantes.

Programação:
Sexta-feira, 21 de abril
9h – Café da manhã de abertura
11h – Cerimônia de abertura
12h – Reunião de comandantes
13h – Regatas
17h – Canoa de cerveja

Sábado, 22 de abril
9h – Café da manhã
13h – Regatas
17h – Premiação do Paulista de Star e Happy Hour

Domingo, 23 de abril
9h – Café da manhã
13h – Regatas
17h – Premiação final

O evento tem como organizadores o CCSP – Clube de Campo de São Paulo, VII Distrito da classe STAR, FEVESP – Federação de Vela de São Paulo e CBVela – Confederação Brasileira de Vela, além da Cervejaria Madalena.

Compartilhar:
1
Crédito:Caio Souza | On Board Sports
1
Crédito:Caio Souza | On Board Sports
1
Crédito:Caio Souza | On Board Sports Guarapiranga

  • Data: 20/04/2023 11:04
  • Alterado:01/09/2023 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: On Board Sports









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados