Pesquisa aponta quais são os produtos que os brasileiros mais compram na internet

De acordo com o Melhor Envio, plataforma de gestão de fretes, itens de Moda são os preferidos dos consumidores e representaram 24% das vendas online em 2022

  • Data: 21/04/2023 09:04
  • Alterado: 01/09/2023 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: Melhor Envio
Pesquisa aponta quais são os produtos que os brasileiros mais compram na internet

Compra online

Crédito:Marcello Casal Jr - Agência Brasil

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Nos últimos dias, a proposta do governo federal de taxar as compras internacionais de até U$50 repercutiu por todo o Brasil e de maneira bastante negativa. Isso porque, após a pandemia, as compras online passaram a fazer parte do dia a dia dos consumidores. Tal repercussão fez o governo mudar sua estratégia e manter a isenção dos impostos. Mas o que os brasileiros estão comprando na internet?

Para entender quais são as categorias de produtos preferidas dos consumidores, o Melhor Envio, empresa responsável pela intermediação logística entre vendedores e transportadoras, produziu uma pesquisa que destaca quais foram as categorias de itens mais enviados pelos lojistas inseridos na plataforma. 

1. Moda

De acordo com a pesquisa, assim como aconteceu em 2020 e 2021, moda foi a categoria que ganhou mais destaque no ano, com 5,8 milhões de produtos intermediadas pela empresa, o equivalente a 24% de share de participação em relação ao total de itens, que foram mais de 24.8 milhões. A categoria engloba todo o mercado de roupas, calçados e bolsas. Se olharmos para os produtos mais enviados, ganharam destaque os termos vestido, camiseta, calça e blusa. 

2. Jóias e Relógios

Considerando a forte presença de Moda entre as categorias mais vendidas do e-commerce, não é surpresa que artigos de Joias e Relógios também tenham destaque no setor. O nicho, que teve mais de 2.4 milhões de produtos enviados e 10% de share de participação na empresa, inclui artigos considerados como acessórios, como os mais enviados pelos lojistas: brinco, colar e pulseira. 

3. Mais Categorias

Com mais de 2.2 milhões de produtos enviados e 9% de share de participação na empresa, itens classificados como Mais Categorias ficaram em 3º lugar. A categoria abraça aqueles bens que nem sempre se encaixam nos demais nichos, ou ainda produtos com nomes e descrições menos detalhados, como brinde, nicotina, incenso e até minoxidil. 

4. Beleza & Cuidado Pessoal

Em 4º lugar no ranking, ficou a categoria Beleza & Cuidado Pessoal, com mais de 2.1 milhões de produtos enviados e 8% de share de participação na empresa. Os itens que se destacaram no nicho foram perfume, sabonete, gel e shampoo. 

5. Entretenimento & Lazer

Produtos de Entretenimento & Lazer completaram o ranking das cinco categorias preferidas dos brasileiros. Com mais de 1.9 milhões de itens intermediados pelo Melhor Envio e 8% de share de participação na empresa, os destaques da categoria foram livro e boneca. 

“Os dados são um alerta otimista para quem trabalha ou deseja trabalhar com Moda e seus acessórios na internet. Estamos diante de um mercado rentável, que traz inúmeras oportunidades para empreendedores. Apesar da retomada definitiva do comércio físico em 2022, o ME Envia 2023 mostra que os consumidores não deixarão a praticidade das compras online de lado”, explica Stela Torres, CGO do Melhor Envio. 

Além dos cinco nichos mais populares entre os brasileiros, vale destacar o desempenho da categoria Esporte & Saúde, que ficou em 6º lugar e teve um aumento de 21% nos envios de produtos em 2022 em comparação com 2021. Como itens, o segmento inclui desde roupas e utensílios para a prática de atividades físicas, como suplementos e máscaras de proteção. Com os fins das restrições de isolamento, a procura por máscaras caiu, mas o setor de esportes continuou em alta, os principais itens enviados foram: camiseta, shorts e suplementos. 

Todos os dados utilizados para o ME Envia 2023 foram fornecidos pela própria base de clientes da plataforma e em conformidade com os Termos de Uso da Plataforma e a Lei Geral de Proteção de Dados.

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  • Data: 21/04/2023 09:04
  • Alterado:01/09/2023 17:09
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