Contrata SP tem nova edição na próxima semana
Inscrições devem ser feitas até esta terça-feira (25) pelo portal do Cate
- Data: 25/04/2023 07:04
- Alterado: 25/04/2023 07:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Contrata SP
Crédito:Prefeitura de SP
Você tem até esta terça-feira (25) para se inscrever na próxima edição do Contrata SP, no Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, que será realizada em homenagem ao Dia do Trabalho, 1º de maio. O evento será realizado nos dias 2, 3 e 4 de maio nas unidades Central e Interlagos do Cate. Para participar, acesse o Portal Cate informando dados pessoais, de escolaridade e experiência profissional, caso o candidato possua.
Na segunda-feira (24), Dia Mundial da Linguagem de Sinais, a unidade central do Cate – recebeu a 14ª edição do Contrata SP – Pessoa com Deficiência. A ação foi promovida pela Prefeitura de São Paulo, oferecendo mais de 200 oportunidades de emprego voltadas especialmente para esse público. Alguns dos processos seletivos foram realizados com a presença de empresas.
O secretário municipal, em exercício, de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, ressaltou os esforços para aumentar a empregabilidade dessa parcela da população. “O Contrata SP é um mutirão de emprego que nós fazemos periodicamente, muitas das vezes em edições especiais, em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Hoje o Brasil tem 24% da população com algum tipo de deficiência – uma a cada quatro pessoas. Porém, no mercado de trabalho, apenas 1% das pessoas empregadas têm algum tipo de deficiência – uma a cada cem. Então, essa ação é uma forma de mobilizar empresas e convencê-las de que é preciso ter pessoas com deficiência no seu time. E de mostrar que pessoas com deficiência conseguem potencializar o trabalho de todo o restante da equipe”.
Secretária adjunta municipal da Pessoa com Deficiência, Dika Vidal falou sobre o significado da ação. “Hoje foi um passo importante para recolocação e colocação de vocês no mercado de trabalho. Mesmo com a lei que garante vagas, nós sabemos de todas as dificuldades enfrentadas. Por isso, eu quero reproduzir uma frase que é da nossa secretária Silvia Grecco: ‘a pessoa com deficiência tem que ser amada, respeitada e incluída’. Então eu desejo que todos vocês sejam incluídos, sejam amados e que consigam essa vaga de trabalho”.
As vagas oferecidas permitem a atuação em diversos setores do varejo e serviços, como atendente, recepcionista, repositor de mercadoria, assistente administrativo, entre outros. Os presentes também participam das oficinas Elabora, programa da Prefeitura que ajuda a se preparar para a seleção, redigir um bom currículo e ter um bom desempenho nas entrevistas.
Todo o evento foi acompanhado por profissionais da SMPED para garantir o suporte e a acessibilidade, incluindo intérpretes de Libras que realizavam a intermediação entre os trabalhadores, atendentes e selecionadores. Mais de 200 pessoas passaram pelo evento no Cate Central, na Av. Rio Branco, 252.
Oportunidade
Uma delas foi Vivian da Silva Mariana, que falou sobre suas experiências anteriores na busca pelo emprego sendo uma jovem com mobilidade reduzida. “Honestamente, é bem difícil. Eu já fui reprovada em quatro processos seletivos por conta da minha condição. A empresa sempre alega que não tem as adaptações necessárias para pessoas como eu. Sinto que é como se não importasse o quanto eu estudo, o quanto eu me reabilito, o quanto eu me esforço para provar que consigo, nunca é suficiente. Então é uma coisa exaustiva, que abala o espírito e a esperança da gente”.
Vivian também contou que essa é a sua primeira vez buscando emprego no Cate e que percebe uma diferença em relação ao que passou anteriormente. A jovem faz faculdade de Arquitetura e diz que está procurando vagas no setor administrativo. “Estou bem confiante em conseguir algo que seja adequado para mim. Iniciativas como essas são muito importantes, pois a gente tem essa sensação constante de que não podemos ser úteis, prestativos ou proativos”.