Em CDCM, mulheres praticam a arte de fotografar

As atendidas do equipamento têm aulas de fotografia e aprendem a empreender na área

  • Data: 25/04/2023 12:04
  • Alterado: 25/04/2023 12:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo
Em CDCM, mulheres praticam a arte de fotografar

Oficina de fotografia

Crédito:Reprodução

Você está em:

Desde o dia 10 de abril, o Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) Casa Zizi, na zona leste da capital está promovendo uma oficina de fotografia em parceria com a Numen Produtora, empresa criadora do projeto “Mulheres em Foco”, que visa empoderamento através da reflexão sobre o papel na sociedade.

A arte de fotografar tem o poder de congelar um momento eternamente e registrar os sentimentos do instante. E é exatamente isso que as mulheres atendidas pelo CDCM Casa Zizi estão praticando.

F.P.N, de 44 anos, afirma que, após atividades de fotografia, seu olhar e percepção foram alterados. “Para mim está sendo uma descoberta mágica, estou olhando com novo olhar pra as paisagens, figuras” relatou a mulher atendida pelo Centro de Defesa e Convivência da Mulher (CDCM) Casa Zizi, na zona leste da capital.

A parceria foi firmada pensando em incentivar a criatividade das atendidas e, ao mesmo tempo, colocá-las em posição de destaque. Serão três semanas, com duas aulas em cada, e todas são ministradas pela fotógrafa Deka Carvalho, da Numen.

“É a potencialização das ações já executadas e inclusão através da profissionalização feminina, tendo em vista que esse ainda é um universo majoritariamente masculino”, afirmou Silvina Ribeiro, que é gerente do equipamento, que complementou: “elas aprendem a transmitir mensagens através da imagem, e temos captado grande alegria e gratidão das mulheres perante a oportunidade oferecida”.

A atendida M.G, de 52 anos, afirma que a oficina tem sido a realização de um sonho. “Despertou em mim um sonho que estava adormecido lá atrás. Sempre amei fotografia, não tenho palavras para descrever como mudou esses dias pra mim”, contou.

A ação contou com apoio também da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, da empresa Bauducco e do projeto beneficente Arca do Crescer. Essas parcerias são muito importantes para as mulheres atendidas no CDCM e contribuem para que sejam resgatadas de vez do ambiente de violência em que estavam inseridas.

Sobre o CDCM:

Os CDCM’s são um serviço dentre as cinco diferentes tipologias de equipamentos dedicados especificamente à mulher. A Rede Socioassistencial, atualmente, dispõe de 37 equipamentos para mulheres com mais de 2.800 vagas, levando em conta as especialidades de cada grupo feminino. No território do CDCM Casa Zizi, há 2 serviços para mulheres com 200 vagas.

Os serviços desempenham papel importantíssimo na manutenção da comunidade, auxiliando as mulheres em situação de vulnerabilidade a alcançarem sua independência e maior qualidade de vida.

Para ingressá-los, as mulheres podem entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou Centro POP mais próximo, que as encaminhará para os equipamentos de acordo com a disponibilidade de vagas.

Compartilhar:

  • Data: 25/04/2023 12:04
  • Alterado:25/04/2023 12:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: Prefeitura de São Paulo









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados