Economia Solidária forma 250 empreendedores

Certificados foram entregues em cerimônia com a presença do Prefeito Filippi, da vice-Prefeita Patty Ferreira e de secretários municipais

  • Data: 27/04/2023 15:04
  • Alterado: 27/04/2023 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Economia Solidária forma 250 empreendedores

O diretor Marcelo Lucas (no palco) e os formandos: “É possível fortalecer a Economia Solidária sem perder de vista o direito ao trabalho

Crédito:Dino Santos

Você está em:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET), por meio da diretoria de Políticas de Trabalho e Economia Solidária, certificou na última terça-feira (25) cerca de 250 empreendedores que concluíram o curso de Introdução à Economia Solidária nas últimas semanas.

“O curso é parte integrante do programa Coopera Diadema, que busca construir uma Diadema mais humana e regida pelos valores de igualdade, autogestão, trabalho coletivo, cooperação, solidariedade, sustentabilidade, reciclagem e reaproveitamento, promoção da dignidade e valorização do trabalho, dentre outros, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo,” explica a professora Gilnair Pereira, responsável pelos cursos. “Orientadas pela Casa da Economia Solidária, as pessoas que estão aqui hoje trabalham no Shopping Popular, no comércio de rua, em suas próprias casas ou apenas em eventos promovidos pela Prefeitura de Diadema e estão aptas a enfrentar a exclusão social e a precarização do trabalho, gerando renda e melhorando as condições de vida tanto para si como para outras pessoas.”

“É possível fortalecer a Economia Solidária sem perder de vista o direito ao trabalho, a participação popular, os direitos humanos, o direito à cidade e, sobretudo, o direito à proteção social, tendo no mínimo uma formalização de seus negócios como microempreendedores individuais (MEI),” afirmou o diretor de Economia Solidária da SEDET, Marcelo Lucas. “É o trabalho independente, mas com direito à aposentadoria, auxílio doença, enfim, uma economia solidária com respeitos aos direitos do trabalho.”

“Nosso papel é esse, mostrar um caminho para vocês,” apontou a vice-prefeita Patty Ferreira, também responsável pela secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico. “Fazer algo sozinho é mais difícil. Mas quando você vai com conhecimento, com essa ajuda da Economia Solidária, eu tenho certeza que o negócio de vocês vai dar certo. E contem com a gente pra isso!”

Dentre os formandos, o mais entusiasmado era o produtor cultural Gineivan Bispo dos Santos, morador do Eldorado, que fazia questão de exibir a todos seu canudo de formatura e o certificado. “A Casa da Economia Solidária te dá um norte, um direcionamento, pra você seguir sua visão dentro do segmento que você já atua e melhorar ainda mais. São professores altamente qualificados, e eu estou muito satisfeito com os resultados que já estou tendo. O mercado é muito competitivo, não é fácil. Mas a Casa da Economia Solidária é realmente um amparo, um centro de referência ao pequeno empreendedor.”

Para o prefeito José de Filippi Jr., a realização dessa formação representa o verdadeiro sentido de equidade quando se fala em políticas públicas. “Precisamos tratar as pessoas com igualdade, mas com equidade. Tratar com mais carinho aquele que mais precisa. E é isso que temos que fazer em todas as áreas, seja na Educação, na Saúde e aqui no Desenvolvimento Econômico.” Filippi parabenizou Patty e toda a equipe por sua dedicação e disposição em multiplicar os ensinamentos da Economia Solidária. “É este amor pela cidade que gera o entusiasmo que estamos vendo aqui hoje. E isso constrói um povo saudável, com mais qualidade de vida.”

O prefeito ainda adiantou que a cidade pensa em abrir os parques da cidade para feiras de empreendedores e até mesmo criar outros shoppings populares nos bairros, fora do centro. “Todos com acesso ao trabalho. Esta é a cidade que queremos!”, concluiu.

Todos que passaram pelo curso podem seguir com a formação, com os cursos avançados de Prática da Economia Solidária, Gestão de Empreendimentos, Planos de Negócios, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Planejamento, dentre outros oferecidos pela SEDET. Os interessados podem se inscrever pelo site https://coopera.diadema.sp.gov.br/ ou diretamente na Casa da Economia Solidária (Rua Professor Evandro Caiafa Esquivel, 127 – Centro, telefone: 11 4055-5162)

Compartilhar:

  • Data: 27/04/2023 03:04
  • Alterado:27/04/2023 15:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados