Operação Centro-Limpo recolhe mais de 17 toneladas de resíduos
Ação é organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e da SP Regula
- Data: 28/04/2023 15:04
- Alterado: 28/04/2023 15:04
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de São Paulo
Operação Centro-Limpo recolhe mais de 17 toneladas de resíduos
Crédito:Prefeitura de SP
Desde segunda-feira (24 de abril), equipes realizam ações de limpeza dentro da Operação Centro-Limpo em diferentes pontos do Centro-Velho e Centro-Novo de São Paulo. A ação é organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Subprefeitura Sé, Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula).
Entre os dias 24 e 26 de abril, as empresas da Loga e Sustentare já recolheram mais de 17 toneladas de resíduos. Objetivo do trabalho é reduzir e ,se possível, eliminar os resíduos sólidos que são descartados nas ruas da região Central.
A Sustentare executou 234 quilômetros de varrição; 14,9 quilômetros de capinação; 90 bocas de lobo e bueiros limpos; 21 quilômetros de pintura de guias; 194 lixeiras higienizadas; 84 metros cúbicos de água utilizada na lavagem; 75 litros de desinfetante utilizado na lavagem; 452 faixas e propagandas irregulares removidas e 16 toneladas de resíduos coletados* (*estimativa).
A Loga, por sua vez, fez o recolhimento de 1.186 toneladas de resíduos até o dia 25 de abril (último levantamento); 1.400 folhetos distribuídos com instruções sobre descarte correto até 25 de abril (último levantamento) . Também foram abordados pelas equipes de conscientização 1.064 pontos comerciais e prédios residenciais, onde as pessoas receberam orientações sobre frequência e horário da coleta, instrução para os grandes geradores de resíduos e reforço sobre a multa para descarte irregular até 26 de abril (último levantamento).
Descarte correto
Conscientizar a população que vive e/ou mora na região Central é um dos meios para realizar o descarte correto. No período, as equipes de conscientização percorreram as ruas dos distritos Sé e República, como as Avenidas Ipiranga, São João, Vieira de Carvalho; Largos do Arouche, da Misericórdia, Páteo do Colégio, São Francisco; Praças Antônio Prado, da Sé, João Mendes e Ruas 3 de Dezembro, Amaral Gurgel, Araújo, Álvares Penteado, Aurora, Barão de Itapetininga, Barão de Paranapiacaba, Benjamin Constant, Bento Freitas, Boa Vista, Conselheiro Crispiniano, da Quitanda, Direita, do Arouche, do Comércio, do Ouvidor, do Tesouro, Dom José de Barros, Doutor Braulio Gomes, Doutor Teodoro Baima, Dr. Miguel Couto, Epitácio Pessoa, General Jardim, João Brícola, José Bonifácio, Líbero Badaró, Major Sertório, Marconi, Marquês de Itu, Quintino Bocaiúva, Quinze de Novembro, Rego Freitas, Riachuelo, Santa Isabel, São Bento, São Francisco, Senador Feijó, Senador Paulo Egídio e Sete de Abril.