Osesp, Coros e solistas apresentam ‘A Danação de Fausto’, de Berlioz
Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer estará no pódio em concertos que terão participação do Coro da Osesp e dos Coros Acadêmico e Infantil
- Data: 08/05/2023 13:05
- Alterado: 08/05/2023 13:05
- Autor: Redação
- Fonte: Osesp
Osesp e Thierry Fischer
Crédito:Mariana Garcia
Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp se apresenta na Sala São Paulo entre quinta-feira (11/mai) e sábado (13/mai) novamente sob a batuta de seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer – em sua segunda temporada conosco neste ano –, e acompanhada do Coro da Osesp, dos Coros Acadêmico e Infantil da Osesp e de quatro cantores solistas: a russa Karina Demurova (mezzo soprano), o ucraniano Valentyn Ditiuk (tenor), o britânico Roderick Williams (barítono) e o brasileiro Erick Souza (barítono) – este, integrante do Coro da Osesp desde 2008. O programa traz a grandiosa A Danação de Fausto, do francês Hector Berlioz (1803-1869). Lembrando que a performance de sexta-feira (12/mai), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.
Berlioz se referia à sua A Danação de Fausto (1845-46) como uma “ópera de concerto”, ainda que sua escolha final de um nome para o gênero tivesse sido “lenda dramática”. A peça foi encenada em Monte Carlo, em 1893, e por Thomas Beecham, em Londres, em 1933. E Berlioz, após completar a partitura, considerou transformá-la em uma ópera, com a ajuda do libretista da Opéra de Paris, Eugène Scribe, que produziu o texto necessário para uma apresentação em Londres. Em alguns aspectos, a obra se assemelha muito a uma ópera, segundo o entendimento que Berlioz tinha do gênero. Suas quatro partes poderiam, com alguma expansão do elenco e do enredo, equivaler a quatro atos – Berlioz disse a Scribe que seriam necessários aproximadamente 45 minutos de música a mais para que a partitura final virasse uma ópera. Ou poderíamos ainda considerar a primeira parte, com Fausto feito um observador solitário das festas camponesas e a Marcha Húngara, como um prólogo, seguido de três atos e um epílogo (No Céu. Apoteose de Margarida). Não há abertura, mas a ópera Os Troianos (também de Berlioz) também começa sem uma. O papel do coro é grande, mas não desproporcionalmente grande, ao menos para Berlioz. Fausto, Mefistófeles e Margarida possuem papéis operísticos dramáticos; seria preciso acrescentar apenas mais uma personagem feminina e, talvez, um ou dois personagens secundários.
SERVIÇO
11 de maio, quinta, às 20h30
12 de maio, sexta, às 20h30 – Concerto Digital
13 de maio, sábado, às 16h30
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 258,00 (preços inteiros)
Bilheteria (INTI): Neste link